Zurique – O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmou durante entrevista coletiva, ontem, que é a favor de os clubes serem indenizados quando têm de ceder seus jogadores para as seleções nacionais. A medida é reivindicada há muito tempo pelos times mais fortes da Europa, mas nunca foi atendida.
?Na minha opinião, é preciso ter um mínimo de respeito com os clubes que colocam seus jogadores à disposição das seleções, e dar a eles uma parte da distribuição?, disse Blatter, contrariando a opinião defendida pela entidade nos últimos anos.
O dirigente acha que as federações podem distribuir os lucros com os clubes que cedem os jogadores. Na próxima Copa do Mundo, cada federação receberá, no mínimo, 4,5 milhões de euros – o vencedor do Mundial levará cerca de 15,5 milhões de euros. ?As federações nacionais não devem pagar só aos jogadores, mas devem pensar também nos clubes.?
Sobre a luta contra o racismo no futebol, o presidente da Fifa defende medidas mais duras. ?Temos que atuar rapidamente. Tem que tirar pontos da equipe culpada. Se possível, tem que ir até o rebaixamento. Uma sanção econômica não é a forma mais adequada?, contou Blatter.
Mundial
A Fifa divulgou, ontem, as datas da próxima edição do Mundial de Clubes, em 2006, e anunciou que o torneio deverá ser jogado somente em estádios fechados do Japão. ?A edição de 2006 será disputada de 10 a 17 de dezembro. Estamos muito satisfeitos com o ocorrido neste ano, mas fez muito frio e vamos estudar a possibilidade de utilizar estádios fechados?, completou Blatter.
