Londres – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deu uma alfinetada na Colômbia ontem, ao falar em Londres sobre as próximas edições da Copa do Mundo: disse que a candidatura contra o Brasil, para organizar o mundial de 2014, é apenas uma ação de marketing para desviar a atenção dos problemas do país, que vive em permanente crise política e de segurança.

continua após a publicidade

 ?Não se trata de nada além de uma campanha de relações públicas para dizer ?Estamos vivos? por uma série de razões, e não apenas pelo futebol?, disse Blatter, lembrando que a Colômbia realizaria a Copa de 1986, mas desistiu três anos antes, alegando problemas financeiros -a competição acabou sendo no México.

Blatter foi a Londres para conversar com o secretário de Tesouro britânico, Gordon Brown, sobre a candidatura da Inglaterra para receber a Copa de 2018. Brown é apontado como o provável sucessor do atual primeiro-ministro, Tony Blair, e o governo britânico já afirmou que dará todo o apoio necessário à campanha, mas Blatter tratou de jogar um balde de água fria, afirmando que, depois da América do Sul, a Copa deve voltar a acontecer num país da Concacaf – Estados Unidos e Canadá já manifestaram interesse.

Segundo o dirigente, o Comitê Executivo da Fifa ainda não definiu se o rodízio de continentes, adotado desde 2002, vai levar em conta a existência de duas entidades na América – a Concacaf e a Conmebol -, mas de qualquer forma lembrou que a Ásia está na frente da Europa, que recebeu na Alemanha o mundial de 2006, para o qual a Inglaterra se candidatou, mas foi derrotada. ?Posso entender o desejo e o esforço dos políticos ingleses e do povo para receber a Copa, mas é assim que a coisa funciona hoje?, avisou Blatter.

continua após a publicidade

A Inglaterra apresenta como trunfo para receber a Copa os novos estádios de Wembley, em reformas desde 2000, do Arsenal, o Emirates Stadium, e do Manchester City, o City of Manchester, além do Estádio Olímpico, que vai receber as principais competições nos Jogos de Londres, em 2012. ?Nós estamos no lugar certo, temos a infra-estrutura adequada e os melhores estádios do mundo?, avisou o presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), Geoff Thompson. A Inglaterra, berço do futebol, organizou a Copa de 1966, quando conquistou seu único título.