O presidente da Fifa Joseph Blatter pela primeira vez confirmou que existe um plano B, caso a organização da Copa 2010 venha a ser um fracasso. A realização do primeiro Mundial na África do Sul, foi posta em dúvida devido à demora na construção de estádios, temores quanto à insegurança, problemas com o transporte e a possibilidade de cortes de energia.
Blatter, que acompanhou a final da Eurocopa entra Alemanha e Espanha, disse que a Fifa está preparada para qualquer eventualidade."Seria um presidente muito negligente se não tivesse um plano B", assegurou Blatter em entrevista à uma televisão austríaca. "Sem embargos, apenas uma catástrofe natural faria mudar as coisas. Se tivermos que tomar alguma decisão, ela acontecerá antes da Copa das Confederações", completou.
A competição que está prevista para 2009 na África do Sul, servirá como teste para os estádios, transportes, capacidade de hotéis e logística. A competição será disputada em cinco estádios, mas apenas o de Port Elizabeth foi construído.