Balneário Camboriú – A inédita etapa sul-americana da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Balneário Camboriú, vai ter a participação de 230 ciclistas de 21 países, sendo 95 atletas brasileiros. As atividades do evento começam hoje e prosseguem até domingo, no complexo montado no Parque Unipraias.
Dentre os 230 ciclistas, pode-se contar boa parte da elite do esporte, que começou a desembarcar ontem na cidade do litoral norte catarinense, importante pólo turístico brasileiro. A categoria Down Hill (DH) masculina, que conta com o brasileiro Markolf Berchtold, número 19 do mundo, é o principal destaque. Dos dez primeiros colocados na classificação geral da Copa do Mundo, nove estão inscritos na competição, incluindo os quatro primeiros: o sul-africano Greg Minnar, os australianos Samuel Hill e Nathan Rennie e o francês Mickael Pascal.
Dos 95 brasileiros inscritos, a maioria vai competir em Cross Country (XC), com 54 participantes – 46 homens e oito mulheres. A que conta com menos participantes é a de DH, com 16, dos quais 14 são homens e duas mulheres. No Four Cross (4X) feminino, não há nenhuma brasileira.
A etapa brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike tem o patrocínio de Tissot, Shenker, Santini e governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.