Um total de 32 atletas confinados em uma casa, divididos em duas equipes treinadas por consagrados lutadores do MMA (Artes Marciais Mistas), irão mostrar a todo Brasil um pouco da filosofia e dos fundamentos do esporte. Entre eles, cinco paranaenses, que irão participar do Reality Show “Em Busca de Campeões” (The Ultimate Fighter – TUF), com início neste domingo e que será televisionado pela Globo.
O programa tem como inspiração o “Big Brother da luta”, de mesmo nome, já ocorrido nos Estados Unidos, atualmente em sua 15.ª edição. No TUF, os atletas confinados irão realizar treinamentos com o curitibano Wanderley Silva e o carioca Victor Belfort, ambos de carreiras consagradas mundialmente no MMA. A cada episódio, os lutadores duelam em sistema eliminatório, com os vencedores permanecendo na casa.
Um dos paranaenses que buscam reconhecimento no evento é Wagner Galetto, natural de Curitiba. Integrante da categoria peso-pena, o lutador pertence à academia Gile Ribeiro Brothers. “Tenho certeza que ele irá mostrar que um atleta é um cara que se agrega, é um exemplo de vitória”, destacou o mestre Gile Ribeiro sobre seu pupilo.
De acordo com o mestre Gile Ribeiro, o programa também é uma oportunidade para mostrar à população qual a verdadeira cara do esporte. Como exemplo, cita a filosofia de sua academia. “A pessoa que vai ver nossa escola percebe que o clima é familiar. Tanto que treina pai, mãe, filho, filha, tio, tia. Muita gente que treina para manter a forma ou ser um lutador, mas sempre para agregar valores à sociedade”, ressalta, lembrando também que sua escola desenvolve projetos sociais com 86 crianças carentes de políticas públicas na Vila Torres e em Piraquara.
Os demais representantes paranaenses no torneio são Marcos Vinícius Pancini “Vina” (Striker Academia), João Paulo de Souza “Tuba” (UDL-Universidade da Luta), Alexandre Ramos “Sangue” (UDL Universidade da Luta) e Fernando Duarte Guerra (Chute Boxe-MS). O episódio final do TUF será realizado no dia 23 de junho, com transmissão ao vivo, na mesma noite em que Anderson Silva, que nasceu em São Paulo, mas é praticamente um cidadão honorário de Curitiba, vai encarar o norte-americano Chael Sonnen. Outro duelo esperado na data será entre Wanderley Silva e Victor Belfort.