O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está preparado para apoiar a preparação do Rio para receber a Olimpíada de 2016, com “valores grandes” em diversas áreas, como infraestrutura, meio ambiente e segurança, informou nesta sexta-feira o presidente da instituição, o colombiano Luis Alberto Moreno.
“Uma Olimpíada e uma Copa (o Mundial de 2014 também será no Brasil) vão requerer valores importantes. Estamos preparados para trabalhar nesse sentido”, avisou.
Luis Alberto Moreno se reuniu nesta sexta-feira com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e diversas autoridades estaduais, além de um representante do Ministério do Planejamento, para tratar do assunto.
“Vamos trabalhar com toda equipe de governo municipal, estadual e, certamente, federal. Temos trabalhado com o tema da segurança, por exemplo. Queremos integrar todos os temas para fazer um projeto que seja um sucesso”, afirmou o presidente do BID.
O encontro desta sexta-feira foi apenas um primeiro passo. As áreas que serão alvo de projetos, os valores e as condições do apoio financeiro ainda não estão determinadas.
O presidente do BID e a secretária estadual de Esportes, Turismo e Lazer, Márcia Lins, explicaram que a iniciativa envolve inicialmente a cooperação técnica para elaboração de projetos e planejamento. Márcia Lins também explicou que a visita do presidente do BID é uma demonstração “de que Rio é um projeto importante para o mundo”.