O sul-africano Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputadas, não conseguiu se classificar para a Olimpíada de Londres por 0s22 nos 400 m rasos no Campeonato Africano, em Porto Novo, hoje.
Pistorius, que usa duas próteses de fibra de carbono, tinha de correr a distância em 45s30, mas fez 45s52, terminando em segundo. A confederação sul-africana e o comitê olímpico do país marcaram 30 de junho como última data para os atletas tentarem atingir o índice.
“Obrigada a todos pelo apoio. Eu fiquei em segundo no Campeonato Africano. Foi uma semana difícil”, afirmou o atleta no Twitter. Pistorius tentava ser o primeiro atleta biamputado a disputar uma Olimpíada.
Ele havia conseguido atingir o índice em março, mas a regra de classificação africana diz que os corredores têm de fazer a marca mínima duas vezes. Pistorius ainda pode ser selecionado para um revezamento. As equipes devem ser anunciadas na segunda-feira.
“Acho que a maior história é que o Pistorius ganhou uma prata no campeonato continental”, afirmou o presidente da confederação de atletismo da África do Sul, James Evans.