Divulgação
A campeoníssima Hortência cumprimenta os paranaenses pela idéia da criação do centro de desenvolvimento.

O prefeito Beto Richa lançou nesta terça-feira o Centro de Desenvolvimento do Basquete de Curitiba, com a criação de nove escolas de basquete na cidade para atender dois mil adolescentes. Participaram do lançamento as ex-jogadoras da seleção brasileira Hortência, Marta, Joyce e Dalila e o ex-jogador curitibano Rolando (seleção e NBA). ?Este programa ajudará a formar nossos jovens e criará novas oportunidades por meio do esporte?, afirmou Richa.

continua após a publicidade

O programa, uma parceria da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer com Federação Paranaense de Basquete e Unimed Curitiba, atenderá jovens com idade entre 11 a 17 anos. ?A intenção do programa é usar ídolos do basquete brasileiro para incentivar os jovens a praticarem esporte e formar a base do basquete brasileiro?, disse o secretário do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.

Divulgação
Garotada fez a festa junto ao prefeito e demais autoridades.

Hortência disse que sua vida esportiva começou em um projeto semelhante ao de Curitiba. ?Fiquei curiosa em ver uma atleta da seleção e comecei a jogar basquete. Curitiba está de parabéns pelo projeto?, afirmou.

Durante a cerimônia, Rolando e as ex-jogadoras da seleção brasileira entregaram três bolas autografadas para Richa. As bolas serão doadas para a Fundação de Ação Social (FAS), que fará um leilão cujos recursos serão usados em ações sociais.

continua após a publicidade

O programa será supervisionado pelo professor José Carlos Benvenutti, professor da Secretaria do Esporte e Lazer e vice-presidente da Federação Paranaense de Basquete, e pelas ex-jogadoras Joyce Batista, campeã pan-americana e bicampeã sul-americana ; e Dalila Bulcão Mello, campeã mundial de basquete, em 1994; e o ex-jogador e primeiro brasileiro a participar da NBA (Liga Norte-Americana), Rolando Ferreira Júnior.

Rolando, que criou a metodologia, fará a capacitação dos novos professores, cedidos pela Federação Paranaense de Basquete, e dos estagiários da Prefeitura. ?No início, os alunos terão noções básicas de basquete e trabalhos de coordenação motora, para depois receberem informações técnicas?, disse.

continua após a publicidade