O técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardo Rezende, o Bernardinho, esteve ontem em Curitiba. O treinador, que divide seu tempo entre a seleção e várias outras atividades, arrumou um tempo em sua apertada agenda para conferir de perto os primeiros passos da obra de revitalização da Praça Plínio Tourinho, onde acontecerá a ampliação do projeto Esportes em Ação, um programa que atualmente atende 90 crianças.
Bernardinho foi a estrela do anúncio da parceria entre a sua ONG (o Instituto Compartilhar), o Estação Convention Center, com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Prefeitura Municipal de Curitiba. A partir da entrega das obras de ampliação dos espaços esportivos na Praça Plínio Tourinho, o projeto passa a se chamar Esportes em Ação, tendo um caráter socioeducacional, onde serão atendidas, preferencialmente, crianças da Vila das Torres. O número atendido hoje será ampliado em 130%. Ao todo, serão atendidas 250 crianças de 7 a 17 anos, com a inclusão de novas modalidades esportivas, como futebol de areia e capoeira, que se unem ao vôlei, basquete e futsal, que já integravam as atividades do projeto.
?Esse programa é importante para abrir uma possibilidade de crescimento das crianças. Trabalhar o esporte não serve simplesmente para prospectar novos talentos. O projeto é muito mais importante para incluir socialmente essas crianças?, pondera Bernardinho.
No programa, o Estação Embratel está investindo 430 mil reais, sendo 70% do valor destinado para a melhoria da infra-estrutura da praça e 30% para ações educativas e esportivas. Além de executar as obras, os parceiros vão adquirir materiais esportivos, pedagógicos, eletrônicos e didáticos necessários para enriquecer o trabalho já realizado pelo Instituto Compartilhar.
Para Bernardo, outro importante resultado esperado do projeto Esportes em Ação é a redução em 80% do índice de evasão e reprovação escolar, bem como o desenvolvimento de um processo de socialização, prevenção do uso de drogas e da exploração do trabalho infantil na comunidade da região. O público-alvo do Esporte em Ação são as crianças e adolescentes de baixa renda, moradores da Vila das Torres e, preferencialmente, que estejam inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do governo federal.
Novas estruturas
Dentre as melhorias estão sendo realizadas a revisão das instalações elétricas no ginásio e construção de sanitários, substituição de louças e metais sanitários da biblioteca que contará também com a reforma do telhado. Na área externa da praça será feita ampliação da iluminação, revitalização do paisagismo, construção de arquibancada em dois níveis na quadra, a drenagem da cancha de areia e também a liberação de acesso de pedestres pela Rua Engenheiros Rebouças.