Bernardinho pede que Brasil mantenha regularidade

A seleção brasileira de vôlei voltou a vencer de virada nesta quinta-feira, pela Liga Mundial. Depois de bater Cuba, na última quarta, por 3 sets a 2, a vítima da vez foi os Estados Unidos, com o placar de 3 a 1, em Gdansk, na Polônia. Novamente, os comandados de Bernardinho saíram atrás no placar, melhorando no segundo, terceiro e quarto sets. O treinador pediu que a equipe mantenha este nível nas próximas partidas.

“Se quisermos vencer aqui, precisamos jogar como fizemos no segundo, terceiro e quarto sets: focados em cada ponto. Estamos felizes por permanecer na competição. Na partida de amanhã (sexta) contra a Rússia, temos que controlar o forte saque deles e achar uma solução para os altos bloqueadores”, declarou.

Com a vaga garantida para a fase semifinal da competição, o técnico brasileiro já revelou que deverá poupar alguns atletas no jogo diante dos russos. “Provavelmente devo mudar um ou dois jogadores, para dar oportunidade para outros jogarem. Precisarei do time todo para os momentos decisivos do torneio”, apontou.

A derrota eliminou os norte-americanos da competição, o que deu um gosto especial ao triunfo do Brasil. Os jogadores admitiram o desejo de eliminar o adversário, principalmente por conta da derrota na decisão dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando os Estados Unidos ficou com o ouro.

“Entramos precisando do resultado para nos classificar e isso nos fez muito bem. Desde 2008 ouvimos muito que os Estados Unidos são uma pedra no nosso sapato, mas a verdade é que nós é que somos uma pedra no sapato dos outros”, afirmou o capitão Giba, que estava em quadra em 2008 e foi o maior pontuador da partida desta quarta, com 21 pontos.

O líbero Serginho, por sua vez, destacou que a equipe brasileira acordou para buscar a vitória depois de ter perdido o primeiro set para os norte-americanos. “Os jogos com os Estados Unidos são sempre complicados. Conseguimos virar uma partida difícil para conquistar uma vitória importante. O resultado do primeiro set ligou nosso sinal de alerta e quando isso acontece nosso time ganha muita força”, opinou.