O técnico Bernardinho anunciou nesta sexta-feira a primeira lista de convocados da seleção brasileira masculina de vôlei para o Campeonato Mundial, que será realizado entre 24 de setembro e 10 de outubro, na Itália. E o levantador Ricardinho voltou a ficar fora do grupo de escolhidos pelo treinador, apesar de ter se reaproximado do comandante recentemente.
Campeão mundial com a seleção brasileira em 2002 e 2006 e campeão olímpico em 2004, Ricardinho está fora do time dirigido por Bernardinho desde 2007, quando foi cortado pelo treinador às vésperas do início dos Jogos Pan-Americanos daquele ano, que foram realizados no Rio. Até hoje, o polêmico episódio não foi esclarecido.
Na lista anunciada nesta sexta-feira, que contou com 17 nomes, Bernardinho resolveu optar por manter quase todo o grupo que conquistou o nono título da Liga Mundial para o Brasil no último domingo, na Argentina, após vitória sobre a Rússia na decisão. O único jogador que foi campeão da competição e ficou fora da lista de convocados foi o ponta Maurício, do Minas.
Os convocados foram os seguintes: Bruno e Marlon (levantadores); Leandro Vissotto, João Paulo Tavares, Théo e Wallace (opostos); Dante, Giba, João Paulo Bravo, Murilo Endres e Thiago Alves (ponteiros); Rodrigão, Lucão, Sidão e Éder (centrais) e os líberos Mário Jr. e Alan.
Os jogadores chamados terão de se apresentar a Bernardinho já na próxima segunda-feira, em Saquarema (RJ), onde iniciarão a fase de treinos visando o Mundial e os amistosos de preparação que o Brasil fará contra a Polônia, na casa do rival, e em Curitiba, nos dias 2, 4 e 5 de setembro.
No comunicado que divulgou nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) avisou que treinador poderá fazer outras convocações para o Mundial, no qual o Brasil irá integrar o Grupo B na primeira fase, ao lado de Espanha, Turquia e Cuba.
Confira a lista de convocados da seleção masculina de vôlei:
Bruninho – levantador (Cimed-SC)
Alan – líbero (sem clube)
Dante – ponteiro – (Dínamo Moscou-RUS)
Giba – ponteiro (Pinheiros-SP)
João Paulo Bravo – ponteiro (Piacenza-ITA)
João Paulo Tavares – oposto (Panasonic-JAP)
Leandro Vissotto – oposto (Vôlei Futuro-SP)
Lucão – central (Vôlei Futuro-SP)
Marlon – levantador (Vivo/Minas-MG)
Mário Júnior – líbero (Vôlei Futuro-SP)
Murilo – ponteiro (Sesi-SP)
Rodrigão – central (Pinheiros/Sky-SP)
Sidão – central (Sesi-SP)
Theo – oposto (Santory Sunbords-JAP)
Thiago Alves – ponteiro (Cimed-SC)
Wallace – oposto (Sada Cruzeiro-MG)
Eder – central (Cimed-SC)