“O Presidente do Conselho Silvio Berlusconi quer ir a Pequim para assistir, dia 8 de agosto, à cerimônia de abertura das Olimpíadas”, afirmou nesta segunda-feira (28) o subsecretário de Esportes, Rocco Crimi, durante a coletiva de imprensa de apresentação da “Fundação João Paulo II para o esporte”, na sede da Rádio Vaticana.
Crimi acrescentou que “considera importante que o maior número de representantes do governo italiano esteja presente. Com certeza eu também estarei lá”. O subsecretário deve permanecer na China após a abertura dos jogos “para encontros institucionais com o embaixador italiano e também para assistir a algumas competições. Espero ver algum italiano vencer”.
Ainda na coletiva, Crimi voltou a falar da proposta de lei que tem como signatário Luciano Rossi (presidente da Federação Italiana de tiro ao alvo e deputado da coalizão governista Povo da Liberdade), para reduzir as taxas dos prêmios destinados aos atletas italianos vencedores de medalhas olímpicas. “Eu estou de acordo e falei a respeito disso com Rossi, mas é preciso encontrar ajuda financeira”, declarou.
Crimi falou também sobre o papel da Fundação João Paulo II, que pretende reestruturar os espaços das paróquias italianas destinadas à prática de esportes. O subsecretário assegurou “todo o apoio da parte do governo, porque todos nós, desde criança, jogamos futebol, tênis de mesa ou basquete nesses espaços, que eram o maior ponto de referência para crianças e adolescentes. Praticava-se esporte e aprendia-se o respeito às regras. Vamos nos empenhar ao máximo para que seja de novo assim”.