Berlim – A festa de abertura da Copa do Mundo da Alemanha está salva. Ontem, o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, anunciou que a cidade vai receber a família internacional do futebol, dia 7 de junho, no Portão de Brandenburgo, o mais importante ponto de encontro da capital alemã e que por décadas dividiu a parte oriental da cidade da área ocidental.
?Fazemos isso não só por Berlim, fazemos isso pela república?, declarou o prefeito social-democrata, que logo depois do anúncio recebeu o apoio do Parlamento alemão e da própria Fifa, que deve doar 1 milhão de euros para a festa. A prefeitura, que pedirá ajuda econômica à loteria regional e a outros patrocinadores para financiar a festa, não definiu ainda qual será o programa e qual equipe vai organizar a cerimônia. Wowereit revelou que esperou uma posição definitiva da Fifa sobre o cancelamento. O prefeito disse que a entidade ofereceu um valor ínfimo quando soube que a cidade bancaria a festa.
O austríaco André Heller, contratado pela Fifa para montar a festa de abertura com mais de 7 mil voluntários, afirmou no domingo, na revista alemã Der Spiegel, que a festa de abertura inicial, programada para o Estádio Olímpico de Berlim, foi cancelada por objeções da própria Fifa e pela pressão de dirigentes brasileiros. A CBF negou a acusação do austríaco.