O checo Tomas Berdych venceu o britânico Andy Murray por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 6/7 (4/7), 6/2 e 6/3, e garantiu vaga nesta sexta-feira nas semifinais do Masters 1.000 de Montecarlo. Este jogo abriu as quartas de final da importante competição da temporada de saibro europeia.
Com a vitória sobre o tenista número 4 do mundo, Berdych espera agora pela definição do vencedor do confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o holandês Robin Haase, que na última quinta-feira eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci, para saber quem será o seu próximo rival.
Cabeça de chave número 6 em Montecarlo, o tenista checo superou Murray pela quarta vez no sexto confronto com o britânico, que havia levado a melhor sobre o checo no último duelo entre os dois, no Torneio de Dubai deste ano. Antes disso, porém, o jogador da República Checa derrotou o adversário no Masters 1.000 de Paris de 2011, na edição de 2010 de Roland Garros e no ATP de Adelaide de 2006.
Atual sétimo colocado do ranking mundial, Berdych triunfou em um jogo no qual mostrou muita força com o saque na mão. Embora tenha perdido o primeiro set no tie-break, o checo cedeu apenas um break point a Murray em toda a partida, que foi convertido pelo britânico já no terceiro set. Já o seu adversário esteve sempre instável com o serviço, quebrado em cinco de 16 oportunidades.
No primeiro set, por sua vez, Berdych não conseguiu aproveitar nenhuma das sete chances de quebra proporcionadas por Murray, fato decisivo para a disputa do tie-break. A partir da segunda parcial, entretanto, o checo converteu dois de quatro break points e esteve soberano no saque, ganhando 93% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço.
No terceiro set, Berdych seguiu eficiente, embora tenha tido o saque quebrado uma vez. E, ao aproveitar três de cinco chances de vencer no serviço do britânico, sendo uma delas no game derradeiro do jogo, ele liquidou o adversário em 6/3.