Tomas Berdych definiu a primeira eliminação na disputa de simples do ATP Finals nesta quarta-feira. O checo não deu chances a David Ferrer e acabou com as chances de classificação do tenista espanhol ao vencê-lo por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em 1h23min de partida.
Como já havia sido derrotado na estreia, por Rafael Nadal, por 2 a 0, Ferrer não tem mais possibilidades de avançar às semifinais do torneio que reúne os oito melhores da temporada. Depois de um ano de muitas oscilações, Ferrer amarga a eliminação precoce em Londres apenas três dias depois de ser superado na final do Masters 1000 de Paris, no domingo.
Berdych, por sua vez, reagiu na competição depois da derrota na estreia. Ele foi superado pelo suíço Stanislas Wawrinka no início da semana e ficara em situação ameaçadora no Grupo A. Agora disputa com o rival da Suíça a segunda vaga da chave na próxima fase. Nadal já garantiu uma delas nesta quarta.
Na última rodada desta chave, Berdych vai duelar com Nadal na sexta-feira, enquanto Wawrinka tentará avançar à semifinal, logo em sua primeira participação no torneio, diante de Ferrer. Este jogo também deve ser realizado na sexta.
Nesta quarta, Berdych não chegou a ter seu saque ameaçado. Ele dominou o rival espanhol com facilidade, ao apresentar grande aproveitamento com o primeiro serviço, e encaminhou a vitória sem sobressaltos.
O primeiro set chegou a ter um início equilibrado, com ambos os tenistas confirmando seus games com boa vantagem. Ferrer, contudo, passou a cometer erros no final da parcial e acabou cedendo a quebra, que deu ao checo o set inicial. Na segunda parcial, Berdych obteve a quebra mais cedo e apenas administrou sua vantagem, confirmando seus games de serviço.