Fernando Alonso não para de sofrer com o carro que a McLaren lhe deu para competir nesta temporada da Fórmula 1, muito culpa do péssimo motor da Honda. Mas pelo menos está conseguindo controlar a irritação e tratar com bom humor, e grande dose de sarcasmo, os problemas que enfrenta cada vez que vai à pista. Exemplo disso ocorreu no treino oficial para o GP do Brasil, neste sábado. O espanhol sequer conseguiu completar uma volta, mas não perdeu o rebolado. Ao contrário, deu um show.
Logo depois de entrar na pista, Alonso recebeu o aviso pelo rádio: “Pare imediatamente, pare imediatamente!”. Assim o fez. Estacionou a McLaren junto ao guardrail e, ao se encaminhar para o boxe, encontrou uma cadeira pelo caminho. Sentou-se nela, tirou o capacete, acenou para a torcida e pôs-se a observar o treino, ignorando pedido de um fiscal para que se retirasse. Pouco depois, as imagens da TV focalizaram Alonso, ainda sentado e com as pernas esticadas, de olhos fechados e expressão de que estava meditando.
O bicampeão só se levantou ao fim da primeira parte do treino. Estava eliminado, assim como o seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button. Enfim, decidiu ir para o boxe. Não sem antes pegar Button e dar uma passadinha no pódio de Interlagos, onde posaram para fotos – Alonso imitando o gesto de quem venceu a corrida.
“Nós vimos o pódio tão perto e dissemos para nós mesmos que não conseguiríamos ficar tão perto dele novamente. Então decidimos tirar uma foto para termos uma lembrança deste ano”, disse Alonso, sarcástico, sem tirar o sorriso do rosto. “Quem sabe estaremos no pódio de verdade em março”.
O sorriso mal disfarçava a sua decepção com o ano lamentável da McLaren. “Infelizmente, é muito frustrante. Temos que consertar vários problemas de confiabilidade no carro. Precisamos aprender com estes erros para não repeti-los mais”, ponderou o espanhol, que somou apenas 11 pontos nesta temporada. O máximo que conseguiu foi um quinto lugar na Hungria.
O bom humor de Alonso contagiou seu companheiro Jenson Button, para quem a foto no pódio foi seu melhor momento em todo o fim de semana do GP do Brasil. “Fazia tempo que nós dois não subíamos no pódio. Foi muito divertido”, afirmou o inglês, dono de apenas 16 pontos em toda a temporada até agora.
Neste domingo, a dupla da McLaren novamente largará do pelotão do fundo no grid. Button será o 16.º, enquanto que Alonso vai sair do 20.º e último lugar no autódromo de Interlagos, em São Paulo.