Francisco Beltrão e PSTC são as duas melhores equipes da 1.ª fase da Terceirona, coincidentemente, as que mais têm jogadores que atuaram em todas as divisões do Campeonato Paranaense. “Acho que é um pouco coincidência. Tem bons atletas que estão jogando a Terceira Divisão, que vieram de outros Estados e atuavam em divisões secundárias desses locais”, avaliou o treinador do PSTC, Gilberto Papagaio.
O técnico do Francisco Beltrão, Joel Preisner, concorda. “É mais coincidência mesmo, porque os atletas que estão conosco foram jogadores com que eu já trabalhei no Serrano e no Foz. Então já tem um entrosamento. Acho que esse é o grande diferencial, e não essa experiência de ter atletas que atuaram em todas as divisões do Paraná neste ano”, analisou.
Preisner, no entanto, acha que esses jogadores que atuaram em todas as divisões têm a vantagem de conhecer bem o tipo de futebol que se joga no Paraná. “O fato deles jogarem esse tempo todo no estado é um auxilio extra. Porque o futebol varia de um estado para outro. Aqui é bem mais pegado e eles já estão acostumados com isso. Sabem como funcionam as coisas”, comenta.
O técnico do PSTC ainda acrescenta mais uma vantagem dos atletas “rodados”. “Eles são jogadores que têm qualidade, tanto que sempre disputam a Primeira Divisão da competição. Então, eles têm um mercado maior e poderiam até estar em outros clubes maiores. Então temos que aproveitar mais que a experiência deles. Temos que usufruir dessa qualidade que eles têm”, concluiu Gilberto.