O judô é tradicionalmente um esporte individual, mas tem a vantagem de se transformar em uma modalidade coletiva quando chega a hora de competições como a Copa do Mundo por equipes, que terá sua fase classificatória nos dias 23 e 24 em Belo Horizonte e finais de 29 a 31 do na Bahia.
A Copa do Mundo por Equipes reunirá oito das principais escolas do judô mundial: Brasil, Japão, Coréia, França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Portugal. O medalhista olímpico Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, acha que a mudança encarada pelos judocas está na estratégia a ser tomada no tatame.
Guilheiro foi campeão do Grand Prix Nacional Interclubes com o Pinheiros, mas não tem título pela seleção num evento de equipes. Para o judoca, o grande atrativo de uma competição por equipes é o espírito de união que contagia todos os atletas envolvidos.
Leandro terá como companheiros de equipe Leandro Cunha (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa (+90kg), Walter Santos (+90kg) e Rafael Silva (+90kg).