O brasileiro Thomaz Bellucci assegurou vaga, nesta terça-feira, na segunda rodada do Masters 1.000 de Paris. Ele avançou na competição ao estrear com vitória sobre o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 5/7 e 6/3.

continua após a publicidade

Com o resultado, o tenista número 1 do Brasil jogará por uma vaga nas oitavas de final contra o russo Nikolay Davydenko, que não precisou jogar na primeira rodada por ser o décimo cabeça de chave do torneio.

A vitória sobre Kohlschreiber fez Bellucci empatar com o rival no retrospecto do confronto entre os dois. Agora, o tenista do Brasil tem duas vitórias e duas derrotas contra o adversário. Curiosamente, todos os outros duelos foram disputados também neste ano. O alemão levou a melhor nos dois primeiros, no Torneio de Auckland e no Masters 1.000 de Montecarlo, antes de o brasileiro vencer o rival em Hamburgo.

Para triunfar mais uma vez diante do alemão, Bellucci mostrou muita força no saque. Com ele, obteve 21 aces e ganhou 78% dos pontos que disputou quando usou o seu primeiro serviço. Kohlschreiber, por sua vez, contabilizou 20 pontos de saque e foi até mais eficiente do que o brasileiro quando usou o primeiro serviço – teve 82% de sucesso com ele na mão.

continua após a publicidade

Apesar disso, Kohlschreiber não soube aproveitar as chances que teve de ganhar quando Bellucci sacou. Ele foi feliz em apenas uma das oito oportunidades de quebrar o saque do brasileiro, que obteve quebras em duas das quatro vezes em que o alemão cedeu break points. O tenista número 1 do Brasil também foi mais eficiente no fundo de quadra. Ele cometeu 25 erros não-forçados, contra 54 do alemão.

Com a vitória na estreia, o tenista brasileiro também deu um importante passo para se manter no grupo dos 30 mais bem colocados do ranking mundial ao final desta temporada. Ele caiu duas posições nesta semana e ocupa justamente a 30.ª colocação. Com os 45 pontos somados nesta terça, ele já assegurou pelo menos a continuidade da sua pontuação atual.

continua após a publicidade