O brasileiro Thomaz Bellucci deixou escapar uma vitória que teve em suas mãos, e foi eliminado na primeira rodada do qualifying do Masters 1000 de Montecarlo. Depois de bom início, ele foi superado de virada pelo equatoriano Nicolas Lapentti, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (7/3) e 6/3, após 2h29min de partida.
Bellucci começou arrasador, com bom aproveitamento do primeiro serviço e fechou o set inicial sem dificuldades. No segundo, os dois tenistas confirmaram seus saques até o empate por 5 a 5, quando o brasileiro conseguiu a quebra. Então, quando sacou com 6 a 5 para fechar o jogo, Bellucci foi mal e permitiu que seu veterano adversário levasse a disputa para o tie-break.
Depois de perder no desempate, o paulista começou o terceiro set com uma série de erros, incluindo uma dupla falta que permitiu que Lapentti quebrasse seu serviço logo no primeiro game. O equatoriano repetiu a quebra no terceiro, abrindo 3 a 0 no placar.
Bellucci reagiu com uma quebra no quarto game e equilibrou a partida novamente. Quando sacava em 3 a 5, porém, foi novamente superado em seu serviço e viu Lapentti comemorar a vitória.
Para avançar à chave principal do Masters 1000 de Montecarlo, o equatoriano terá de superar mais um adversário. O próximo confronto será com o russo Mikhail Youzhny, que chegou ao top 10 em 2008, mas vive uma crise técnica e ocupa apenas o 72º lugar atualmente.
Com a derrota, Bellucci fica em situação complicada no ranking. Nas próximas semanas, ele defende os pontos de uma série de quatro títulos em challengers. O próximo compromisso do brasileiro deve ser o concorrido ATP de Barcelona, mais uma etapa da temporada de saibro europeia.