Os organizadores de Wimbledon divulgaram nesta quarta-feira a lista de cabeças de chave do Grand Slam que começa na próxima segunda, em Londres. Atualmente na 29.ª posição do ranking mundial, o brasileiro Thomaz Bellucci foi listado como 30.º maior favorito ao título da competição.

continua após a publicidade

Eliminado da última edição de Roland Garros na terceira rodada, Bellucci será um dos dois representantes brasileiros na chave principal de Wimbledon. O outro será Ricardo Mello, atual 90.º colocado do ranking mundial.

Wimbledon usa um sistema próprio para definir os seus cabeças de chave. Além de considerar as posições dos tenistas no ranking, leva em conta o desempenho de cada jogador em torneios disputados em quadras de grama nos últimos 12 meses.

O fato irá privilegiar, principalmente, os norte-americanos Andy Roddick e Serena Williams nos torneios masculino e feminino. O primeiro deles foi listado como oitavo cabeça de chave, apesar de ser o atual décimo colocado do ranking da ATP. Com isso, ele não precisará enfrentar nenhum dos quatro principais favoritos (Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer ou Andy Murray) antes das quartas de final.

continua após a publicidade

Já Serena, atual campeã de Wimbledon, será a cabeça de chave número 8 mesmo ocupando hoje a 25.ª posição do ranking da WTA. Com o posicionamento, a norte-americana se livrou de possíveis confrontos contra as sete primeiras do ranking mundial antes das quartas de final. A ex-número 1 do mundo voltou às quadras nesta terça, depois de 11 meses afastada por causa de duas operações no pé, além de ter sido internada no início de março com coágulos de sangue em seu pulmão.

Líder do ranking mundial, Rafael Nadal será o primeiro cabeça de chave do torneio masculino, assim como a dinamarquesa Caroline Wozniacki também está pré-classificada como principal favorita entre as mulheres e lidera o ranking feminino. Pela ordem, Djokovic, Federer e Murray estão logo atrás do tenista espanhol entre os cabeças de chave, enquanto Kim Clijsters, Vera Zvonareva e Na Li foram listadas abaixo da tenista da Dinamarca no grupo das maiores favoritas.

continua após a publicidade

 

 

Cuatro jugadores latinoamericanos, los

argentinos Juan Martín del Potro (24), Juan Ignacio Chela (25),

David Nalbandian (28), y el brasileño Thomaz Bellucci (30), figuran

entre los 32 favoritos designados hoy para el torneo de Wimbledon,

tercer Grand Slam de la temporada que comienza el próximo lunes.

La organización del torneo utiliza su propio sistema de

clasificación para los cabezas de serie y en el cuadro masculino usa

la clasificación de entradas del 13 de junio, pero añade los puntos

ganados por cada jugador en los tornes de hierba disputados en los

últimos doce meses.

En el cuadro femenino Wimbledon sigue la lista WTA pero el comité

del torneo hace valer su opinión si considera que un cambio es

necesario. Este año la decisión más significativa afecta a las

hermanas Serena y Venus Williams.

La primera de ellas figura en el puesto 25 y será octava

favorita, y la segunda ha pasado del puesto 32 a ser la 24

preclasificada. El comité ha tenido en cuenta la trayectoria de

ambas en la historia del torneo y el periodo de lesiones.

 

O All England Club voltou a utilizar a sua perrogativa de determinar os favoritos independe do ranking e vigor e deu uma importante ajuda para os norte-americanos Andy Roddick e Serena Williams. Número 10 do mundo, Roddick passou a ser o cabeça 8, o mesmo acontecendo com a atual campeã, que figura no 25º lugar na lista da semana da WTA.

Embora tenha ficado praticamente um ano sem atuar no circuito por conta de duas cirurgias no pé e um problema de saúde, Serena ganhou Wimbledon nas últimas edições. Ao dar o salto para cabeça 8, ela não poderá enfrentar as sete primeiras do ranking antes das quartas de final, o que evita duelos diretos prematuros contra Caroline Wozniacki, Kim Clijsters, Vera Zvonareva, Na Li e Maria Sharapova. Outra forte candidata, Venus Williams também melhorou e será cabeça 24 mesmo ocupando o 32º lugar do ranking.

No masculino, o ‘ranking da grama’ beneficou Roddick, que assim também evita duelar contra Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer ou Andy Murray antes das quartas de final. Jo-Wilfried Tsonga saltou de 19 para cabeça 12 e Michael Llodra de 25 para 19, em detrimento de Richard Gasquet (13 para 17) e David Nalbandian (24 para 28).

Como antecipado por TenisBrasil, o paulista Thomaz Bellucci, número 29 do mundo, foi indicado como cabeça 30.