O paulista Thomaz Bellucci admitiu que ficou surpreso com a boa vitória sobre o croata Ivan Ljubicic, número 16 do mundo, neste sábado, pela terceira rodada de Roland Garros. O tenista número 1 do Brasil não se intimidou com a experiência do rival e venceu por 3 sets a 0, assegurando vaga nas oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.
“De certa forma me surpreendeu ter vencido o Ljubicic. Ele é um grande jogador, já venceu um Masters 1000 [de Indian Wells] este ano, além de ser muito experiente”, afirmou o brasileiro, que conquistou seu terceiro triunfo sobre um tenista top 20. Antes vencera o checo Tomas Berdych, 13.º em 2008, e o espanhol Fernando Gonzalez, 11.º no início deste ano.
Bellucci, que teve dificuldade nas duas partidas anteriores, ficou satisfeito com sua atuação neste sábado e atribuiu a vitória ao bom desempenho no set inicial, quando mostrou bom preparo mental e salvou três set points.
“O primeiro set foi muito importante para que eu conseguisse me soltar bem no jogo. Depois, foi uma questão de saber controlar a partida, me mantendo agressivo, sem afobação”, analisou.
Com a vitória, Bellucci garantiu a 24.ª colocação do ranking, sua melhor posição na lista da ATP, igualando o feito do compatriota Thomaz Koch, que só foi superado pelo ex-número 1 Gustavo Kuerten.
Agora, o brasileiro terá um desafio mais complicado pela frente. Ele vai encarar Rafael Nadal, tetracampeão em Roland Garros e atual número dois do mundo. Bellucci enfrentou o espanhol em apenas uma oportunidade, justamente no saibro francês, em 2008. Na ocasião, Nadal venceu o então inexperiente brasileiro por 3 sets a 0 (7/5, 6/3 e 6/1).
“Era outra situação, estava começando. Hoje estou mais experiente. Vou muito focado para o jogo. Por mais que seja difícil, sei que tenho minhas chances e vou atrás delas. Mal acabou o jogo contra o Ljubicic e já comecei a pensar no Nadal. O mais importante é não ter o pensamento de dever cumprido até aqui e seguir em frente”, afirmou.