Depois da vitória sobre a Colômbia no fim de semana, em São José do Rio Preto (SP), que garantiu a presença do Brasil na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, os dois principais tenistas brasileiros subiram no ranking mundial. Na atualização divulgada nesta segunda-feira pela ATP, João Souza, conhecido como Feijão, voltou a figurar no Top 100, agora em 99º lugar, enquanto Thomaz Bellucci ganhou uma posição e aparece na 44ª colocação.

continua após a publicidade

Foi um fim de semana histórico para os dois brasileiros. Bellucci, enfim, assumiu o papel de líder da equipe do Brasil na Davis, ao ganhar seus dois jogos e comandar a vitória sobre a Colômbia. E Feijão fez sua estreia na competição, já conseguindo vencer pela primeira vez – foi apenas para cumprir tabela, quando o duelo já estava decidido, mas ele derrotou o colombiano Robert Farah por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, na noite de domingo.

Feijão ganhou três posições na atualização semanal do ranking, chegando ao 99º lugar. Bellucci, por sua vez, ultrapassou o espanhol Pablo Andujar e está agora na 44ª colocação. Assim, vivendo um momento de ascensão na carreira, os dois esperam a definição do próximo adversário do Brasil na Copa Davis, que será conhecido no sorteio desta quarta-feira – Suíça, Alemanha, Itália e Rússia são alguns dos possíveis rivais no confronto previsto para setembro.

Enquanto os brasileiros subiram, a atualização do ranking não trouxe muitas novidades entre os melhores do mundo, depois de uma semana dedicada aos confrontos entre países na Copa Davis, sem a realização de torneios de expressão no circuito da ATP. Mesmo assim, foram duas mudanças no Top 10, com a ascensão do francês Jo-Wilfried Tsonga e do norte-americano John Isner.

continua após a publicidade

Tsonga ganhou uma posição e ultrapassou o espanhol David Ferrer, chegando ao quinto lugar no ranking. E Isner viveu situação idêntica, ao superar o argentino Juan Martin del Potro e assumir a 10ª colocação. Enquanto isso, o sérvio Novak Djokovic segue tranquilo como número 1 do mundo, seguido, pela ordem, pelo espanhol Rafael Nadal, pelo suíço Roger Federer e pelo escocês Andy Murray.

Confira os 10 melhores do ranking mundial:

continua após a publicidade

1) Novak Djokovic (SER) – 12.670 pontos

2) Rafael Nadal (ESP) – 9.935 pontos

3) Roger Federer(SUI) – 9.035 pontos

4) Andy Murray (ESC) – 8.040 pontos

5) Jo-Wilfried Tsonga (FRA) – 4.735 pontos

6) David Ferrer (ESP) – 4.700 pontos

7) Tomas Berdych (RCH) – 3.810 pontos

8) Janko Tipsarevic (SER) – 2.820 pontos

9) Mardy Fish (EUA) – 2.725 pontos

10) John Isner (EUA) – 2.710 pontos

44) Thomaz Bellucci (BRA) – 975 pontos

99) João Souza (BRA) – 554 pontos