A chave masculina do Aberto da Austrália foi sorteada no final da noite desta quinta-feira, em Melbourne, e não trouxe uma boa notícia a Thomaz Bellucci. O sorteio definiu que o tenista número 1 do Brasil terá de encarar já na primeira rodada o espanhol David Ferrer, atual décimo colocado do ranking mundial. Já João Souza, o Feijão, deu um pouco mais de sorte e vai enfrentar na primeira fase da competição o croata Ivan Dodig, 85º da ATP, em confronto inédito entre os dois.

continua após a publicidade

Bellucci perdeu cinco dos seis duelos que travou com Ferrer até hoje, sendo dois deles em quadras duras como a do Grand Slam australiano. Neste tipo de superfície, o espanhol levou a melhor em Valência, no ano passado, e em Xangai, em 2000. O único triunfo do brasileiro sobre o rival foi no saibro, em 2012, no Masters 1000 de Montecarlo.

Caso surpreenda Ferrer na estreia, Bellucci, hoje 62º tenista do mundo, terá pela frente na segunda rodada o vencedor da partida entre o ucraniano Sergyi Stakhovski e o sérvio Dusan Lajovic. Já Feijão, o 115º da ATP, vislumbra um possível confronto com o ganhador da partida entre o japonês Kei Nishikori, cabeça de chave número 5, e o espanhol Nicolas Almagro. Isso, é claro, se passar por Dodig, parceiro de duplas do brasileiro Marcelo Melo e hoje 85º colocado do ranking de simples.

No grupo dos principais favoritos, o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, estreará contra um tenista que virá no qualifying em Melbourne e o seu lado da chave parece desenhar uma série de duelos contra rivais espanhóis. E o cabeça 1 da competição ainda poderá encarar Stan Wawrinka, atual campeão da competição, pelo terceiro ano seguido em Melbourne. O suíço estreará contra o turco Marsel Ilhan e poderia reencontrar Djokovic nas semifinais.

continua após a publicidade

Já o suíço Roger Federer, segundo principal favorito, terá pela frente uma chave que deverá ser mais complicada do que a de Djokovic, pois ele poderá encarar o britânico Andy Murray nas quartas de final e o espanhol Rafael Nadal nas semifinais. E mesmo a sua estreia não pode ser considerada fácil, pois irá pegar o taiwanês Yen-Hsun Lu, especialista em quadra dura e hoje 46º tenista do mundo.

Nadal também não terá uma estreia fácil. O sorteio definiu que ele medirá forças com o perigoso e experiente russo Mikhail Youzhny. Caso siga em frente e passe pelas três fases seguintes, o espanhol poderá fazer um duelo com o checo Tomas Berdych nas quartas de final. Murray, por sua vez, estreará contra um tenista que virá do qualifying e o seu quadrante da chave vislumbra um possível duelo com o búlgaro Grigor Dimitrov nas oitavas de final.

continua após a publicidade