O brasileiro Thomaz Bellucci não fez uma partida brilhante, mas jogou o suficiente nesta segunda-feira para derrotar o norte-americano Tim Smyczek por 3 sets a 0 – com parciais de 6/3, 7/5 e 7/6 (8/6), após 2 horas e 20 minutos de jogo – e avançar à segunda rodada do US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada. Agora, o tenista paulista, atual número 28 do mundo e cabeça de chave 26, terá pela frente o sul-africano Kevin Anderson, que passou pelo indiano Somdev Devvarman por 3 a 0 (6/4, 6/3 e 6/4).
Para derrotar o tenista local – convidado da organização e apenas o número 184 do ranking mundial da ATP – Bellucci precisou superar seus momentos de instabilidade durante toda a partida. No primeiro set, tomou uma quebra de saque logo no primeiro game, mas devolveu no seguinte e no oitavo para fechar em 6/3. O mesmo aconteceu na segunda parcial, quando o brasileiro conseguiu duas quebras para vencer por 7/5.
No terceiro set, por ter a vantagem no placar, Thomaz Bellucci poderia ser mais agressivo, mas preferiu um estilo mais conservador, cometeu muitas duplas-faltas e teve que levar a decisão para o tie-break, onde sofreu para ganhar. O brasileiro ficou em desvantagem de 6 a 3 e se superou para salvar três set points e ganhar a série por 8/6.
Em outros jogos desta segunda, o norte-americano Taylor Dent teve um certo trabalho para derrotar o colombiano Alejandro Falla por 3 sets a 0 – com parciais de 6/4, 7/5 e 6/1. Pelo mesmo placar, o alemão Andreas Beck ganhou do compatriota Michael Berrer – parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 6/1.