Eliminado na primeira rodada de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci caiu dez posições no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e agora ocupa a 76ª colocação, com 627 pontos. Com isso, Bellucci não atingiu a posição necessária para disputar os Jogos Olímpicos de Londres. A chave da Olimpíada terá 64 tenistas. Somente os 56 primeiros colocados da lista da ATP garantem vaga automática -sendo o limite de quatro por país. As outras vagas serão preenchidas através de convites da ITF (Federação Internacional de Tênis), a última chance de Bellucci.
Na semana passada, Bellucci admitiu que seria difícil conseguir uma vaga em Londres. “Eu vou acreditar até o último minuto [na classificação para a Olimpíada]”, afirmou. “Disputar uma Olimpíada é o sonho de qualquer atleta, independente da modalidade. Fui a Pequim [2008] e gostei muito de estar lá. O clima, a vila, o espírito olímpico é algo que contagia e gostaria de ter mais essa oportunidade de estar em Londres”. O próximo torneio do brasileiro é o Grand Slam de Wimbledon, em Londres, a partir de 25 de junho, nas mesmas quadras de grama onde serão disputados os jogos de tênis da Olimpíada, a partir de 27 de julho.
No topo
A liderança do ranking mundial continua com o sérvio Novak Djokovic, que hoje perdeu a final de Roland Garros para o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/3, 2/6 e 7/5. Ele soma 12.280 pontos, contra 10.060 de Nadal, vice-líder. O suíço Roger Federer é o terceiro colocado, com 9.310 pontos.
