Depois de ficar fora das duas últimas edições, a Bélgica está muito perto de voltar a jogar uma Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, uma das melhores gerações do futebol belga deixou o país mais perto de estar no Brasil no ano que vem ao vencer a Escócia, por 2 a 0, em Glasgow, pela oitava rodada do Grupo A das Eliminatórias Europeias.
O resultado fez a Bélgica chegar a 22 pontos, com uma campanha quase perfeita, de sete vitórias e um empate. No segundo lugar está a Croácia, que foi a 17 pontos depois de empatar em 1 a 1 com a Sérvia, fora de casa, em Belgrado, também nesta sexta-feira.
Bélgica e Croácia se enfrentam no próximo dia 10 de outubro, com mando de campo croata. Os belgas jogam por um empate para se classificaram para a Copa. Mesmo em caso de derrota, se asseguram no próximo Mundial se venceram o País de Gales, em Bruxelas, na última rodada, também em outubro. A Croácia, por sua vez, já garantiu o segundo lugar na chave.
Gales, aliás, tinha ainda chances numéricas de se classificar para a Copa, mas elas foram embora com a derrota por 2 a 1 para a Macedônia, nesta sexta, fora de casa. Desta forma, Gareth Bale, jogador mais caro do mundo, não estará no Brasil no ano que vem.
GRUPO G – Grande surpresa das Eliminatórias Europeias, a Bósnia-Herzegovina vinha de três vitórias seguidas, mas perdeu em casa nesta sexta-feira para a Eslováquia, por 1 a 0. Com isso, deixou a Grécia encostar na liderança do grupo depois de vencer Liechtenstein pelo magro placar de 1 a 0, também fora de casa.
Assim, o grupo ficou ainda mais embolado. Bósnia e Grécia têm 16 pontos e são seguidos pela Eslováquia, com 12. Letônia (sete), Lituânia (cinco) e Liechtenstein (dois) só cumprem tabela.
Buscando uma vaga na Copa, a Grécia faz seus três últimos jogos em casa, contra Letônia, Eslováquia e Liechtenstein. Já a Bósnia-Herzegovina visita a Eslováquia, recebe Liechtenstein e depois atua fora de casa contra a Lituânia.