São Paulo – Uma prévia do duelo mais aguardado da Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos entre a brasileira Daiane dos Santos e a mexicana Elsa Garcia pode ser visto neste sábado, na eliminatória do solo na etapa de Ghent, Bélgica, da copa do mundo. A final será amanhã, a partir das 8h30.
A mexicana, de 17 anos, é o destaque da temporada. Já soma cinco medalhas no torneio, sendo um ouro e uma prata no solo, especialidade da gaúcha. As outras são ouro nas assimétricas e dois bronzes no salto. Será o primeiro confronto das ginastas antes do Pan do Rio.
Daiane diz nunca ter visto a rival competir. Enquanto Elsa, que tem encantado os juízes por sua leveza e graciosidade, afirma que a brasileira ?tem força e explosão e isso faz com que ela se sobressaia?.
Daiane faz sua primeira competição internacional na temporada. E será a última fora do País antes dos jogos do Rio – ela vai ao seu terceiro Pan, onde tentará quebrar o jejum de medalhas de ouro do País – o último primeiro lugar veio na edição de Havana, em 1991, com Luisa Parente (campeã no salto e nas paralelas assimétricas).
A gaúcha tem três medalhas em Pan-americanos, Winnipeg (1999), prata no salto e bronze no solo e por equipes. Além do bronze por equipes em Santo Domingo (2003).