A Argentina sempre esteve presente nos grandes momentos da Bélgica em Copas do Mundo. Neste sábado, em Brasília, mais uma vez a equipe europeia reencontra a velha conhecida para, curiosamente, poder igualar a sua melhor campanha na competição, que foi encerrada justamente pela equipe de Diego Maradona, em 1986.
No Mundial do México a surpresa foi a Bélgica. Depois de se classificar em terceiro lugar no grupo, passou nas oitavas de final pela União Soviética na prorrogação e eliminou a Espanha nas quartas nos pênaltis. A sofrida caminhada terminou na semifinal. Maradona fez os gols da vitória por 2 a 0 e jogou os belgas para a disputa de terceiro lugar, em que perderam para a França.
Quatro anos antes, na Espanha, tinha sido a vez dos belgas acabarem com a empolgação dos adversários. Então campeões do mundo, os argentinos faziam a partida de abertura contra uma equipe que voltava à Copa depois de 12 anos. No jogo, deu zebra. Vitória da Bélgica por 1 a 0, com gol de Vandenbergh, no Camp Nou.
Para a partida do próximo sábado, mais uma vez os belgas admitem que a favorita é a Argentina. “Eles são os favoritos, mas vamos jogar da mesma forma, sem mudar nada. Temos chance de passar e vamos dar tudo dentro do campo”, disse o volante Axel Witsel.