Após a difícil vitória sobre a Argélia nesta terça-feira, por 2 a 1, os jogadores da Bélgica admitiram que sentiram a pressão de jogar uma Copa do Mundo. A seleção belga não disputava um Mundial havia 12 anos, desde a eliminação para o Brasil nas oitavas de final da edição de 2002.

continua após a publicidade

“Foram os primeiros minutos da primeira Copa para esta geração. Todos os jogadores, exceto Van Buyten, nunca tinham disputado uma Copa, como não vamos sentir a pressão?”, disse o zagueiro e capitão Vincent Kompany, após a vitória de virada no Mineirão.

A falta de experiência em Copa do Mundo tinha sido um assunto comentado na véspera do jogo pelo técnico Marc Wilmots. Mas ele chegou dizer que apenas jogando uma Copa é que o elenco ganhará experiência. Segundo o treinador, não adianta só conversar e transmitir sua vivência em Mundiais – Wilmots esteve em campo, como jogador, na eliminação para o Brasil em 2002.

“Somos jovens, é verdade, é a primeira Copa para o time, não tivemos experiência, mas temos talento, e é o suficiente”, falou o meia-atacante Hazard, que criou a jogada do segundo gol, o da virada, marcado por Mertens, aos 34 minutos do segundo tempo.

continua após a publicidade

Hazard disse que a retranca da Argélia dificultou as ações da sua seleção. “Eles entraram com um time muito compacto, foi difícil encontrar espaços”, afirmou.

A Bélgica só conseguiu jogar melhor no segundo tempo, depois que Fellaini, que entrou na etapa final, marcou o gol de empate. “Depois de uns 20 minutos de jogo controlamos melhor a partida, não sofremos pânico (por sair atrás do placar), isso ajudou, estamos orgulhosos”, disse Kompany.

continua após a publicidade