Depois de três adiamentos seguidos, o Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 começou ontem em ondas de meio a 1m na Praia da Joaquina, em Floriapópolis. O grande destaque do primeiro dia foi o campeão catarinense Raphael Becker, 25 anos, que despachou o número 1 do mundo, Andy Irons (HAV), e outro top do WCT, Pat O’Connell (EUA), para a repescagem, com uma apresentação de gala. O vice-líder Joel Parkinson (AUS), único que ainda pode impedir que o havaiano conquiste o tri mundial no Brasil, também foi para a repescagem, pois foi superado pelo norte-americano Tim Curran. Já o defensor do título do WCT Brasil, Kelly Slater, estreou com vitória e seguiu direto para a terceira rodada da competição.
Becker conquistou uma vitória inesquecível, deixando seus adversários precisando de mais de 10 pontos, o que no surfe é como vencer de goleada.
“Quê isso cara, ganhei de combination dos caras, não dá nem para acreditar, é muita alegria”, falou Raphael, logo que saiu do mar ovacionado pelo público que compareceu em massa para acompanhar a estréia dos melhores do mundo no Nova Schin Festival. “O Odirlei (Coutinho) tinha me dado um toque para esperar a melhor onda da série, fiquei calmo e consegui pegar as melhores ondas, pois surfo aqui todo dia. A vantagem é que eu conheço a vala da Joaca. A vibração da raça também ajudou bastante e deu tudo certo, eu ganhei do número 1 do mundo!”, vibrou Becker, que pode voltar a enfrentar Irons na 3.ª fase, se ele derrotar seu adversário na repescagem.
Raphael foi o terceiro brasileiro a saltar a repescagem. O evento foi inaugurado com o paranaense Peterson Rosa derrotando o australiano Troy Brooks e o carioca que compete pela França, Eric Rebiere. “Muito bom começar bem em casa e ganhar um dia de folga para ver como os outros estão surfando. Hoje foi apenas o primeiro passo para quem quer ser campeão aqui”, falou Peterson, último brasileiro a vencer uma etapa do WCT no Brasil, em 1998, no Rio de Janeiro, e que atualmente é o 13.º da elite mundial.
Dos outros brasileiros apenas Tânio Barreto passou direto para a terceira fase. Neco Padaratz, Renan Rocha, Fábio Gouveia, Leonardo Neves, Guilherme Herdy, Raoni Monteiro e Adriano de Souza foram despachados para a repescagem.