Frank Beckenbauer também entrou na polêmica sobre o melhor jogador da história do futebol. Para o ex-jogador e ex-treinador alemão, que está deixando de ser membro do Comitê Executivo da Fifa, Pelé foi e continua sendo o melhor que já entrou em campo. Mas ele alerta que o argentino Lionel Messi pode substituir o brasileiro se continuar atuando como fez com o Barcelona nos últimos dois anos.

continua após a publicidade

 

“Pelé é o melhor que eu já vi jogar”, disse Beckenbauer, que participou nesta quarta-feira do Congresso da Fifa na Suíça. “Mas Messi ganha terreno e talvez possa tirar seu posto um dia. Por enquanto, ele tem muito a caminhar. Mas pode seguir esse caminho”, completou o alemão, que sequer citou o também argentino Diego Maradona.

Com apenas 23 anos, Messi já soma inúmeras conquistas na curta carreira. Tem cinco títulos do Campeonato Espanhol, um da Copa do Rei, três da Supercopa da Espanha, três da Liga dos Campeões da Europa, um da Supercopa da Europa e um do Mundial de Clubes. Além disso, foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo nos dois últimos anos.

continua após a publicidade

Mas o próprio Messi sentencia: para ser comparado a Maradona, Pelé ou a qualquer outro, precisa primeiro vencer uma Copa do Mundo. Até agora, ele conquistou apenas dois títulos com a camisa da Argentina, ao ser campeão do Mundial Sub-20 e levar a medalha de ouro na Olimpíada de Pequim. Pelé, por sua vez, ajudou o Brasil a ser campeão mundial três vezes.

 

continua após a publicidade

A maior diferença entre os dois, no entanto, está na parte financeira. O jornal francês L´Equipe estima que Messi já tenha uma fortuna acumulada de 45 milhões de euros, algo que Pelé nem sonhava ganhar com 23 anos. Além disso, o astro argentino tem hoje o maior salário do futebol mundial, com 23 milhões de euros por temporada.