Berlim – Presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo e maior ídolo do futebol alemão, Franz Beckenbauer apresentou ontem a bola oficial do torneio, com motivos dourados, que será utilizada na partida final do Mundial em 9 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim.
Beckenbauer mostrou a ?Teamgeist Berlin? ao lado de Herbert Hainer, presidente da empresa alemã Adidas, fabricante das bolas para todos os mundiais desde 1970.
A cerimônia foi realizada em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim, e teve também uma bola de 2,20 metros de diâmetro, igual a que será utilizada na final.
?A final de uma Copa é o jogo mais importante do futebol. Não há nada mais importante para um jogador do que atuar em uma final de Mundial. Por isso acho uma idéia fantástica desenvolver uma bola especial para este jogo?, afirmou Beckenbauer.
O presidente da Adidas revelou que, pela primeira vez, todas as bolas utilizadas na Copa da Alemanha serão personalizadas com os nomes das equipes envolvidas, o nome do estádio, a data do jogo e o horário da partida.
Segundo Hainer declarou na cerimônia, a marca alemã deve repetir a receita de uma bola especial para a final nos próximos mundiais. ?Gostaríamos que isso fosse um começo de uma nova tradição para as finais?, declarou Hainer, que também lembrou que a empresa deve vender cerca de 10 milhões de bolas Teamgeist neste ano do Mundial.
?O surpreendente desta bola é que ela é redonda?, brincou Beckenbauer, após apresentar a bola cercado por turistas e gente da cidade, que parou para acompanhar o evento.
Beckenbauer também aproveitou o evento para voltar a mostrar confiança na seleção alemã para o Mundial. ?Eu acredito em Jürgen Klinsmann e na sua equipe e acredito também que eles podem ser bem-sucedidos?, avisou.