Bayern de Munique pega Bayer Leverkusen pelo Alemão

Recordista de vitórias seguidas no início do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique receberá neste domingo o Bayer Leverkusen, pela nona rodada da competição, que ainda terá o Borussia Dortmund tentando manter o embalo da grande partida sobre o Real Madrid, fora de casa, contra o perigoso Freiburg.

Com a vitória do último fim de semana, por 5 a 0 sobre o Fortuna Dusseldorf, o time bávaro atingiu oito vitórias consecutivas no torneio nacional, na largada da competição. Agora, o time já pode focar uma nova marca, que lhe pertence, a de êxitos seguidos no geral, independente do período do Alemão. O recorde anterior é de 15 vitórias, entre 19 de março e 20 de setembro de 2005.

Na última terça-feira, o Bayern voltou a entrar em campo pela Liga dos Campeões, e pela terceira vez, em três jogos, jogou mal. A magra vitória por 1 a 0, mas o resultado e a derrota do BATE Borisov diante do Valencia, embolou o grupo F, já que as três equipes têm seis pontos ganhos, enquanto o Lille não tem nenhum.

Para o duelo deste domingo, a principal interrogação do técnico Jupp Heynckes segue quanto aos problemas físicos de Franck Ribéry. O meia-atacante francês chegou a começar jogando na quarta-feira, mas acabou deixando o gramado no intervalo. Como já não tem o holandês Arjen Robben, o treinador pode optar a sua outra estrela. Com isso, o Sherdan Shaqiri, pode aparecer entre os titulares.

O Bayer Leverkusen, por sua vez, entra em campo tentando entrar na zona de classificação para a Liga dos Campeões. O time dos brasileiros Renato Augusto, ex-Flamengo, e Carlinhos, ex-Desportivo Brasil – que não atuou na temporada -, ocupa a quinta colocação, com 12 pontos ganhos.

Como o ex-meia do Flamengo, com passagem pela seleção brasileira em baixa, a esperança do Bayer em vencer fora de casa o líder do Alemão está nos pés de Stefan Kiessling, titular absoluto e artilheiro da equipe, com cinco gols marcados. O único desfalque do time de Leverkusen deve ser o zagueiro Ömer Toprak, suspenso.

O Borussia Dortmund, desacreditado depois da derrota para o Schalke 04, em clássico regional disputado no último sábado, ganhou moral do 2 a 1 sobre o Real Madrid, que o colocou na liderança do ‘grupo da morte’ da Liga dos Campeões, a frente dos espanhois, do Ajax e do Manchester City.

Neste sábado, a equipe de Jürgen Klopp, quarta colocada com 12 pontos, entra em campo fora de casa, contra o Freiburg (7º com 11), querendo se aproximar de Bayern de Munique, Eintracht Frankfurt e do próprio Schalke, que estão bem acima na tabela.

A boa notícia para o treinador foi o retorno do lateral esquerdo Marcel Schmelzer, que esteve fora da equipe por lesão. Com o jogador, Klopp pode remontar seu esquema 4-2-3-1, que substituiu o criticado 3-5-2 utilizado no clássico.

Vice-líder do Alemão com 19 pontos, o Eintracht Frankfurt, que tem semana livre para trabalhar, já que não disputa competições continentais, enfrentará fora de seus domínios o Stuttgart. A equipe, que desde a primeira rodada ocupa a três primeiras posições, terá um de seus rivais mais complicados até aqui, já que o Stuttgart precisa vencer para se manter longe da zona de rebaixamento.

Fechando a lista de líderes da competição, o Schalke 04 é outro que chega embalado depois de grande vitória na Liga dos Campeões. Jogando como visitante, a equipe bateu o Arsenal por 2 a 0, e ultrapassou os ingleses, assumindo a liderança do grupo B da competição.

Neste sábado, o time do holandês Huntelaar, recebe o Nuremberg, sabendo que precisa de uma vitória e uma derrota do Frankfurt para assumir a segunda colocação do campeonato. O Schalke tem 17 pontos e encarará rival que começou surpreendendo na competição, ficando quatro rodadas entre os seis primeiros, mas que agora despencou na tabela, ocupando a 15ª posição, com oito pontos.

A nona rodada do Campeonato Alemão será aberta nesta sexta-feira, com o duelo entre o Augsburg, antepenúltimo colocado, com seis pontos, contra o Hamburgo. O visitante, que figura na lista dos grandes do país, chegou a ocupar a zona de rebaixamento e vinha se recuperando, até perder para o Stuttgart, em casa, na última rodada.