Um fato inédito e curioso aconteceu nesta sexta-feira no Mundial de Atletismo que acontece em Birmingham, na Inglaterra. Na terceira bateria classificatória dos 400 metros masculino, todos os atletas foram desclassificados.

continua após a publicidade

Inicialmente, Abdalelah Haroun, do Catar, medalha de bronze no mundial do ano passado, foi eliminado da prova por queimar a largada. Na sequência, os outros quatro atletas completaram o percurso, com vitória de Bralon Taplina, de Granada.

continua após a publicidade

Mas o juiz da prova eliminou o primeiro colocado e os outros competidores por terem invadido as raias adversárias antes da primeira volta. Com isso, também deram adeus à chance de ganhar uma medalha Steven Gayle, da Jamaica, Austris Karpinskis, da Letônia, e Alonso Russel, de Bahamas.

continua após a publicidade

A troca de raias só é permitida após a primeira volta. As outras cinco baterias ocorreram sem desclassificações. A final dos 400 metros está programada para acontecer neste sábado.

CUBANO PRODÍGIO – O cubano Juan Miguel Echevarría, de 19 anos, derrotou o sul-africano Luvo Manyonga na decisão do salto em distância e se tornou o atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Atletismo.

O ouro veio com um salto de 8,46 metros em sua quinta tentativa. Foi a melhor marca da carreira do cubano e que deixou o favorito sul-africano com a prata. Manyonga, que saltou 8,44m, também foi prata nos Jogos do Rio-2016. O bronze foi para o norte-americano Marquis Dendy (8,42m).

Cuba também conseguiu outra medalha nesta sexta-feira. Yorgelis Rodríguez ficou com o bronze no pentatlo ao somar 4.637 pontos. O ouro ficou com a britânica Katarina Johnson-Thompson, que alcançou 4.750 pontos e a prata para a austríaca Ivona Dadic (4.700).

Nas outras finais desta sexta-feira, destaque para a dobradinha da Costa do Marfim nos 60 metros feminino. O ouro foi para Murielle Ahouré e a prata para Marie-José Ta Lou. O bronze, para a suíça Mijinga Kambundji.

A decepção na prova ficou por conta da jamaicana Elaine Thompson, campeã olímpica no Rio nos 100 e 200 metros. Ela terminou na quarta colocação, à frente da holandesa Dafne Schippers, atual campeã mundial dos 200 metros.

No arremesso de peso feminino, a húngara Anita Marton ficou com o ouro com a marca de 19,62 metros. A jamaicana Danniel Thomas-Dodd terminou em segundo lugar, com 19,22 metros e a chinesa Gong Lijiao fechou o pódio, com 19,08m.