As oito jogadoras que disputaram a decisão do campeonato paulista, por Americana e Ourinhos, iniciam, hoje, pela manhã, os treinamentos com o grupo comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, no CT do COC, em Ribeirão Preto.
“Vamos ver as condições físicas delas, se não há problemas, e começar a preparar o time taticamente”, diz o treinador, que ganha um tempo a mais para corrigir os detalhes que não lhe agradarem. “Ganhei dois ou três dias a mais para montar o time-base”, alivia-se Barbosa.
A avaliação física tem uma justificativa: “Clube é uma coisa, seleção é outra, pois exigimos algo a mais de todas”. Barbosa vibrou com o término do Paulista, vencido por Americana por 3 a 0. Se a série não tivesse terminado no domingo, poderia encerrar quinta-feira, o que atrapalharia todos os planos do técnico. O tempo já é curto e os ajustes precisam ser apressados. O primeiro desafio da seleção brasileira feminina de basquete será o sul-americano, no Equador, entre 22 e 28 deste mês. E Barbosa terá que definir as 12 jogadoras que viajam. As demais voltam a reunir-se em julho, para cinco amistosos contra a Rússia e uma preparação mais forte para o Pan, que ocorrerá em agosto, em Santo Domingo.
Depois, o período mais importante de treinos, visando ao pré-olímpico, no México, no final de setembro. “Aí a situação é diferente, com um bom tempo para treinar”, afirma o treinador. A agonia de Barbosa será outra nesse período: esperar as liberações da WNBA de Janeth, Helen e Viviane.
Lula convoca a masculina
O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, Lula Ferreira, convocou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, 29 jogadores para treinar para as competições da temporada 2003. Entre elas, estão o Pan-Americano de Ssanto Domingo, em agosto, e o pré-olímpico de Porto Rico, logo depois do pan.
São oito armadores, dez alas e 11 pivôs, incluindo Nenê, do Denver Nuggets, da NBA; Anderson Varejão, do Barcelona, e Leandrinho, que está treinando para o Draft da NBA, que será dia 26. Nenê será o último a se apresentar, no dia 10 de agosto, no Rio.
Os convocados são: Adriano, Olivinha, Alírio, André Bambu, Arnaldinho, Dedé, Demétrius, Fulvio, Guilherme, Helinho, Jefferson Sobral, Jefferson William, Luis Fernando, Marcelinho, Murilo, Paulão, Alex, Estevam, Lucas Tischer, Nezinho, Renato, Tiagão, Valtinho, Anderson Varejão, Leandrinho, Manteiguinha, Marcus Vinícius, Tiago Spliter e Nenê Hilário.
