São Paulo
– A seleção brasileira feminina de basquete está classificada para os Jogos Olímpicos de Atenas/2004. Na madrugada de ontem, as meninas comandadas por Antônio Carlos Barbosa bateram as cubanas por 90 a 81 na final do Torneio Pré-Olímpico do México, em Culiacán. O grupo desembarca hoje em São Paulo para uma coletiva.Além do título e da vaga, a ala Janeth foi escolhida a melhor jogadora da competição. Aos 34 anos, a atleta mal teve tempo de se adaptar ao grupo, que veio embalado dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, com a medalha de bronze. Janeth deixou o Houston Comets, sua equipe nos EUA, e em pouco mais de uma semana já estava em quadra pela seleção.
Ainda nesta temporada, as meninas levantaram o 28.º título sul-americano, no Equador. A Seleção Sub-21 garantiu o segundo lugar no Mundial da categoria, na Croácia.
“Foi um ano extremamente positivo para o basquete feminino brasileiro. Disputamos quatro competições, ganhamos duas invictas e conquistamos ainda uma medalha de prata e outra de bronze. A equipe adulta venceu 21 dos 29 jogos que disputou e alcançou o objetivo principal que era a vaga olímpica. Certamente, foi um ano vitorioso para todos nós. Agora vamos iniciar a preparação para Atenas, onde iremos buscar mais uma medalha olímpica”, analisou Barbosa.
Janeth, já se preparando para sua quarta Olimpíada, sentiu-se aliviada após a competição mexicana. “É muito gratificante poder contribuir com minha experiência e ajudar o Brasil a se manter entre as melhores equipes do mundo”, disse.
A ala garante que não está cansada após 17 anos de seleção: “Aos 34 anos me sinto como se estivesse começando a minha carreira na seleção brasileira. É uma alegria muito grande ser a melhor jogadora das Américas. Divido esse prêmio com as 11 atletas e a comissão técnica. Vou disputar minha quarta Olimpíada com a mesma dedicação e o mesmo amor que defendo o Brasil desde 1986”, ressaltou.