O ano de 2005, que marca uma virada no basquete do Paraná, terá no mês de outubro momentos de decisão. E a primeira definição de equipe que vai enfeitar sua galeria de troféus será a categoria minifeminino, que realiza as finais do Campeonato Paranaense, com organização da Federação Paranaense de Basquete (FPrB). Os jogos acontecem entre os dias 5 e 9 de outubro, na quadra do Colégio Néo Master, em Ponta Grossa. As anfitriãs receberão as equipes de Curitiba, além de campeãs e vices das Ligas de Pato Branco, Toledo e Londrina.
Segundo o presidente da entidade, Amarildo Rosa, a organização do calendário e agora os frutos que estão sendo colhidos com a realização de finais com tantos participantes, "é resultado do trabalho de uma equipe que se dedica desde que assumimos e também dos nossos parceiros, como a Sprite e o Frigorífico Argus, que estão ajudando a resgatar a grandiosidade do basquete paranaense", argumentou o dirigente.
Amarildo lembra ainda, que as finais não terão como palco apenas cidades do Sul do Estado. "Já conversamos com dirigentes das Ligas pelo interior e vamos realizar finais das categorias de base em suas regiões", revelou o dirigente.
Adulto
Além das garotinhas, no fim de semana dos dias 7, 8 e 9 de outubro, também as adultas voltam a quadra para definir o título estadual. E quem largou na frente no primeiro quadrangular, disputado há duas semanas em Maringá, foi a equipe do Londrina/Moinhos Globo, que venceu seus três confrontos e entra como franca favorita na disputa que vai acontecer no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais.
Jogando em casa, no entanto, a equipe do São José dos Pinhais/Pilares, promete empenho e determinação para vencer seus três jogos e tentar reverter a situação, uma vez que perdeu dois dos três jogos em Maringá. As maringaenses, do Maringá Basquete tenta devolver a derrota para Londrina, e lutar para brigar pelo título. Já o time da Prefeitura de Foz do Iguaçu, vai usar os jogos do estadual como preparação para a disputa dos Jogos Abertos do Paraná.
Masculino
No fim de semana seguinte, será a vez do adulto masculino, realizar a segunda rodada dos dois triangulares, para definir os finalistas. Entram como favoritos a Associação Maringá Basquete (Grupo A) e o São José dos Pinhais/Keltek (Grupo B), que venceram seus grupos e precisam de apenas duas vitórias para alcançar as finais.