A seleção brasileira feminina de basquete conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A equipe comandada pelo técnico Ênio Vecchi venceu a Colômbia com facilidade, pelo placar de 87 a 48. O ouro será decidido por Porto Rico e México ainda nesta noite.
A principal pontuadora do jogo foi a ala Iziane, responsável por 20 pontos. As pivôs Érika e Palmira contribuíram com 14 e 12 pontos, respectivamente. Pela Colômbia, a cestinha foi Leidy Johanna, com 12 acertos.
A vitória desta terça serviu de prêmio de consolação às brasileiras, favoritas ao título pan-americano, após a prata conquistada no Rio, em 2007. A medalha de ouro escapou na segunda-feira, com a derrota para Porto Rico.
Depois da decepção, o Brasil não teve dificuldade para superar a frágil equipe colombiana. As brasileiras dominaram desde o início, ao abrir 24 a 11 no primeiro quarto. As rivais esboçaram uma reação no segundo período, mas o Brasil seguiu na frente, com 41 a 30. Daí em diante, as brasileiras só administraram o resultado. No último quarto, a Colômbia marcou apenas sete pontos.
Com o bronze no peito, a seleção brasileira focará agora a preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. A equipe assegurou a vaga ao vencer o Pré-Olímpico, no final de setembro.