Basquete brasileiro se complicou no mundial

Hamamatsu – A seleção brasileira de basquete masculino se complicou no mundial ao perder ontem para a Turquia por 73 a 71, em Hamamatsu, pelo Grupo C. Com uma vitória e duas derrotas, o Brasil precisa vencer os dois jogos que faltam na primeira fase – Grécia (hoje, às 7h30 de Brasília) e Lituânia (amanhã) – para conseguir a classificação às oitavas-de-final do torneio. Se ganhar apenas uma dessas duas partidas, vai precisar de sorte para conseguir uma vaga.

Novamente mostrando muito nervosismo, principalmente nos momentos decisivos, o time comandado por Lula Ferreira pecou num dos fundamentos mais importantes: os lances livres. O aproveitamento na partida não foi bom e o armador Leandrinho Barbosa, que joga na NBA, errou justamente quando não podia. Faltando seis segundos, com o placar adverso em 69×70, o brasileiro não converteu seus dois arremessos livres. Depois, os turcos administraram a vantagem, não erraram seus lances livres e venceram o jogo.

Apesar dos erros, Leandrinho foi o melhor do Brasil na partida. Com 26 pontos, o armador fez com que o confronto ficasse equilibrado até o final. Pelo lado da Turquia, o armador Serkan Erdogan foi o cestinha com 21 pontos. Com três vitórias em três jogos, os turcos conseguiram a classificação às oitavas e disputarão contra a Grécia o primeiro lugar da chave.

Um alento para a seleção brasileira é o retrospecto contra a Grécia, adversária de hoje. Em três partidas contra os gregos em Mundiais, o Brasil venceu duas vezes – 115×95, em 1986, e 97×94, em 1990, na disputa do quinto lugar). Os europeus ganharam uma também em 1990, por 103×88.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo