Rio – Fora da Olimpíada de Atenas, a seleção brasileira masculina de basquete inicia hoje sua caminhada rumo aos Jogos de Pequim, em 2008, estreando no 41.º Campeonato Sul-Americano, contra o Chile, às 18h, em Campos, norte fluminense. Desfalcado de seus principais atletas, o Brasil busca seu 17.º título da competição, que tem sua final prevista para domingo. Ainda pela primeira rodada atuarão Argentina x Paraguai e Uruguai x Venezuela.
“É claro que nosso objetivo é o de ser campeão, até porque jogamos em casa. Nos preparamos intensamente para obtermos o título e, mesmo com os desfalques, reunimos um grupo forte”, disse o técnico da seleção, Aluísio Ferreira, o Lula. No Sul-Americano, o Brasil não terá, por motivos contratuais, os quatro atletas que atuam na liga americana, a NBA: os pivôs Nenê Hilário e Anderson Varejão, além do armador Leandrinho e do ala/armador Alex. Já o ala Guilherme pediu dispensa para participar da Liga de Verão, no Estados Unidos. E as contusões afastaram os pivôs Tiago Splitter e Murilo, além dos alas Valtinho e Manteiguinha.
Após o Chile, a seleção enfrenta amanhã a Argentina, quinta-feira o Uruguai, sexta a Venezuela, e no sábado o Paraguai. Nesta primeira fase, as seis equipes se enfrentam em turno único e as duas melhores decidem o título na final de domingo. As quatro primeiras colocadas assegurarão uma vaga na Copa América de 2005, ainda sem local (classificatória para o mundial de 2006, no Japão).
Ao final do Sul-Americano, a seleção embarca para Córdoba, na Argentina, onde jogará o Super Four, entre 21 e 23 de julho. Depois inicia uma excursão pela Europa.