Os campeões do Rip Curl Grom Search 2005 serão conhecidos hoje na Praia do Tombo, em Guarujá. Contando com um perfil diferente das competições habituais, incentivando a descontração entre os competidores, o espírito de camaradagem, a disputa vai reunir 120 surfistas de seis estados, divididos em quatro categorias, com idade máxima de 16 anos. As baterias começaram ontem, e hoje serão realizadas as finais, a partir das 12h.

continua após a publicidade

As grandes atenções estarão voltadas para as categorias mirim e feminina, ambas para competidores com até 16 anos, que reservam um prêmio especial para os campeões do ranking. passagens aéreas para a Austrália, para participar do Mundial 2006, realizado pela Rip Curl, além de um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação, na Austrália, oferecido pela Study Way e Milton College.

Entre as meninas, a disputa é grande. Cinco surfistas chegam com chances de ficar com o título. Vice-campeã no ano passado e vindo de vitória em casa, em Búzios, Gabriela Teixeira lidera o ranking, com 1.810 pontos. A atual campeã brasileira júnior e vencedora da etapa inicial, em Florianópolis, a paranaense Nathalie Martins, de Pontal do Sul, vem logo atrás, com 1.729 pontos.

Já a também paranaense, Bruna Schmitz, de Matinhos, defende o título do Rip Curl Grom Search, conquistado justamente na Praia do Tombo. Ela soma 1.556 pontos. A lista de favoritas inclui duas atletas que estrearam na competição em Búzios a paraibana de Baia da Traição, Diana Cristina, e a fluminense de Cabo Frio, Mariana Vaz. Das cinco cotadas, quatro já representaram o Brasil nos mundiais juniores.

continua após a publicidade

Gabriela esteve na África do Sul, em 2003, enquanto que Nathalie, Bruninha e Diana competiram no Tahiti, no final do ano passado, sendo que a atleta nordestina foi a 5.ª colocada. Gabriela está confiante e entusiasmada. No ano passado, ela também chegou à etapa decisiva no Tombo como líder, mas perdeu o título na última bateria. ?Dessa vez, espero comemorar. Treinei muito para isso?, afirma Gabriela.

Na mirim, são três na lista. Dois deles ?locais? da Praia do Tombo. Wesley Moraes vem mostrando grande desempenho no torneio e chega motivado depois da vitória na Praia de Geribá, em Búzios no último domingo. Ele soma 1.900 pontos, computando também um segundo lugar. Fabrício Caraça, vencedor em Floripa, também tem a vantagem de competir no local onde treina.

Dois títulos

continua após a publicidade

De São Sebastião, aparece o outro favorito, Miguel Pupo, o Valinha, que foi o grande destaque em Búzios e tem a chance de festejar os títulos em duas categorias. É o líder da iniciantes (no máximo 14 anos) e na mirim tem uma segunda colocação, podendo ?roubar? o titulo das mãos de Wesley com uma vitória em Guarujá. ?Vou tentar repetir o meu desempenho em Búzios. Vou surfar fazendo o que eu sei?, comenta Miguel, que na iniciantes tem como rivais pelo título, José Eduardo, de Búzios, e Yan Guimarães, de Saquarema.

Outro grande destaque do Rip Curl Grom Search é a categoria grommets ou infantil, reservada para os pequenos talentos com limite de 12 anos de idade. Gabriel Medina, de São Sebastião, é o primeiro colocado no ranking, com 1.900 pontos e assim como na mirim o título ficará em São Paulo. Sidney Guimarães, o Sidinho, de Peruíbe, vem logo atrás, com 1.810, e Lucas Santos, de Ubatuba, é o outro surfista com chances, somando 1.629.

Vale destacar que são declarados campeões os surfistas que acumularem o maior número de pontos na soma dos dois melhores resultados. Em caso de empate, é considerado o dono do título o competidor que tiver o melhor resultado na etapa decisiva. Logo depois da competição será realizada a tradicional churrascada de confraternização, para a entrega dos prêmios aos melhores da etapa e do Circuito, mantendo o clima amizade entre os atletas.

O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/ Milton College, Hardcore, Waves/Terra e Sky Artes Gráficas.