De volta ao time após ser afastado pela diretoria, o atacante Val Baiano garantiu a vitória do Barueri sobre o Botafogo por 3 a 0, neste domingo, na Arena Barueri, pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de afastar qualquer possível risco de rebaixamento da equipe paulista, o resultado prejudicou a arrancada dos cariocas, que haviam vencido os últimos três jogos na competição.
Com a vitória, o Barueri subiu para 48 pontos e depende apenas de seus resultados para garantir a inédita classificação à Copa Sul-Americana. Já o Botafogo permanece com 41 pontos, ameaçado pela zona de rebaixamento.
A partida marcou o retorno do goleiro Renê e do atacante Val Baiano ao time titular, após serem afastados por supostamente receber ‘mala-branca’ do Cruzeiro, na vitória sobre o Flamengo. Os dois, porém, tiveram atuações distintas. Enquanto o Botafogo pouco chutou a gol e não deu trabalho a Renê, Val Baiano assegurou a vitória.
O atacante marcou o primeiro aos 28 minutos do primeiro tempo. Depois de desvio de Leandro Castán, Val Baiano dominou no peito e fuzilou Jefferson. No segundo tempo, ele ampliou o placar aos sete minutos: Flavinho ajeitou de cabeça e o atacante finalizou de perna esquerda, no contrapé de Jefferson.
No restante da partida, o Barueri cadenciou o jogo e levou perigo nos contra-ataques. Estevam Soares tentou mexer no Botafogo, mas o time não criou uma chance sequer. Nos acréscimos, Val Baiano marcou o seu terceiro gol, ao escorar cruzamento vindo da direita. O chute morreu no canto direito de Jefferson.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Barueri enfrenta o Vitória no domingo, no Barradão, em Salvador, às 19h30. Já o Botafogo enfrenta o São Paulo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, às 17 horas de domingo.
FICHA TÉCNICA:
Barueri 3 x 0 Botafogo
Barueri – Renê; Daniel Marques, Leandro Castan e Xandão; Bruno Ribeiro (Éder), Everton (Márcio Hahn), Ralf, Thiago Humberto e Márcio Careca; Flavinho (Henrique Dias) e Val Baiano. Técnico – Luis Carlos Goiano.
Botafogo – Jefferson; Alessandro (Marquinho), Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel (Thiaguinho), Léo Silva (Renato) e Lúcio Flávio; Jóbson e Reinaldo. Técnico – Estevam Soares.
Gols – Val Baiano, aos 28 minutos do primeiro tempo, aos 7 e aos 47 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Jaílson Macedo Freitas (BA).
Cartões amarelos – Bruno Ribeiro, Flavinho, Henrique Dias e Alessandro.
Renda R$ 65.130,00.
Público – 3.432 pagantes.
Local – Estádio Arena Barueri, em Barueri (SP).