Valentino Rossi com um desempenho impecável, conquistou sua sexta vitória na temporada 2002 – a primeira da história – de MotoGP. O italiano da Honda, venceu ontem o Grande Prêmio da Holanda. A prova de Assen é considerada a mais “charmosa? da temporada, sendo comparada ao Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula-1.
A vitória do campeão da 500cc da última temporada, joga por terra o sonho da concorrência, que ainda tinha esperanças de iniciar uma reação na luta pelo título deste ano. O único que conseguiu travar um grande duelo com Rossi, foi o brasileiro Alexandre Barros (Honda Pons), que nas três últimas voltas da corrida, tentou de todos os modos impedir a sexta vitória do italiano, quinta consecutiva em 2002.
O espanhol Carlos Checa (Yamaha) completou o pódio na prova holandesa. O companheiro de equipe de Barros, o italiano Loris Capirossi, sofreu uma dura queda no início da prova, e a suspeita é que que tenha fraturado o pulso esquerdo.
O brasileiro Alexandre Barros conseguiu seu melhor resultado na temporada 2002 de MotoGP, com o segundo lugar em Assen. Barros está em quarto na classificação, somando 71. Rossi soma 170 pontos, e se distanciou na liderança. O japonês Tohru Ukawa, vice-líder do campeonato com 108 pontos, chegou apenas em quinto.
Barros, que largou em quinto, conseguiu chegar à liderança na segunda volta e sustentou a posição até a 15.ª volta quando foi superado por Rossi. “Foi uma grande corrida e um grande resultado para nossa equipe que está passando por um momento difícil”, comentou o brasileiro após a prova. É a primeira vez que uma moto de dois tempos (a categoria MotoGP está em fase de transição e as grandes equipes utilizam equipamento de 4 tempos) -como Alex Barros – chega ao pódio nesta temporada.
A próxima prova do campeonato mundial de motovelocidade acontecerá no dia 14 de julho, em Donnington Park, na Inglaterra.