Rubens Barrichello começará sua trajetória na Fórmula Indy largando na 13.ª posição da etapa inicial da temporada, em St. Petersburg, sua primeira corrida na categoria. O brasileiro esteve sempre distante dos primeiros colocados e sequer conseguiu passar da primeira fase do treino de classificação ocorrido neste sábado.

continua após a publicidade

Depois de 19 anos na Fórmula 1, Rubinho tem encontrado dificuldade neste começo na Indy e ainda está se adaptando ao novo carro. Em nenhum momento o brasileiro ameaçou a pole position de Will Power, que conseguiu a marca de 1min01s372 e largará na frente, seguido por Ryan Briscoe e Ryan Hunter-Reay.

O resultado, no entanto, já é melhor do que o obtido por ele nos treinos livres. Na última sexta, Rubinho sofreu com problemas no câmbio e não conseguiu sequer ficar entre os 20 primeiros. Na parte da manhã, ele foi o 24.º, enquanto à tarde conseguiu o 23.º tempo.

“Estou tentando me recuperar o tempo todo”, declarou. “Infelizmente tivemos a sessão da manhã de ontem (sexta-feira) perdida e ainda estou aprendendo o circuito, enquanto os outros corredores já estão prontos. Nunca posso ficar satisfeito com o 13.º ou 14.º lugar, mas nós temos objetivos e eles são altos. Completei menos de 50 voltas nesta pista até agora, então estou um pouco feliz com isso”, completou.

continua após a publicidade

Mas Barrichello só largará na 13.ª posição por conta de uma punição a Simon Pagenaud. O piloto da Sam Schmidt terminou o treino deste sábado com a sexta melhor marca, mas perdeu dez posições no grid e largará em 16.º por ter trocado de motor.

Companheiro de equipe de Barrichello, Tony Kanaan também foi beneficiado pela punição a Pagenaud. Ele havia terminado com a nona colocação, mas largará em oitavo. O melhor brasileiro, no entanto, foi Hélio Castroneves, da Penske, que ocupará a quinta posição no grid.

continua após a publicidade

A principal decepção do treino ficou por conta de Dario Franchitti. Atual campeão da categoria, o piloto da Ganassi não conseguiu brigar pelas primeiras posições e largará apenas em nono, logo atrás de Kanaan.