Barrichello garante que luta pelo tíutlo este ano

Rio (AG) – Na Fórmula-1 desde 1993, quando estreou na Jordan, e na Ferrari desde 2000, o piloto brasileiro Rubens Barrichello tem nove vitórias, 18 segundos lugares, 19 terceiros e 13 poles positions, sem contar os resultados da etapa da Austrália, em Melbourne, neste fim de semana. Vice-campeão mundial pela Ferrari em 2002 e no ano passado, ele reafirma que sonha com o título mundial, uma vez que, se não tivesse mais este objetivo, já teria abandonado as pistas. Rubinho considera que as novas regras que obrigam a poupar pneus e motores possam ser fatores favoráveis a ele na campanha deste ano.

?Acho que meu estilo de pilotagem, que não é muito agressivo, pode ser uma vantagem, pois me ajuda a poupar pneus?, declarou ele, em entrevista por e-mail de Melbourne.

Pergunta – Provavelmente, esta será uma temporada com grande expectativa e momentos emocionantes por causa das novas regras sobre motores, pneus e sistema de classificação para a formação do grid. O que você acha destas mudanças, especialmente as relativas a motores e pneus? Como ser o mais rápido e ao mesmo tempo poupar equipamento?

Rubens Barrichello – Eu acho que as mudanças feitas nas regras pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estão focadas principalmente na segurança e redução de custos. Obviamente, todos os pilotos têm de se adaptar a esta nova situação. Saber poupar os pneus e o motor durante a corrida será fundamental. Nós teremos de ser muito cautelosos em não cometer erros, porque ter um pneu furado (no meio de uma corrida) seria algo muito doloroso, e teremos de poupar o motor para que ele possa durar por duas corridas. Eu acho que meu estilo de pilotagem, que não é muito agressivo, me ajuda a poupar pneus, e esta pode ser uma vantagem para mim.

Pergunta – Alguns pilotos mudaram de equipe, como Juan Pablo Montoya, David Coulthard e Ralf Schumacher. Você acha que estas mudanças podem tornar as outras equipes mais fortes do que eram no ano passado, em especial a McLaren?

Barrichello – É verdade que a equipe McLaren tem dois pilotos como Kimi Raikkonen e Montoya, que são muito fortes. Mas eu ainda acredito que nós (ele e o heptacampeão mundial Michael Schumacher) continuamos a formar a melhor parceria.

Pergunta – O quanto a Ferrari está concentrada em ganhar tanto o campeonato de pilotos quanto o de construtores? É possível tornar a Ferrari ainda melhor do que tem sido nos últimos anos? Que tipo de informação você tem sobre o novo carro?

Barrichello – O que faz a nossa escuderia especial é a grande motivação e a vontade de vencer, mesmo que nos últimos anos nós tenhamos sido tão bem sucedidos. E eu acho que tudo isto nos dá uma forte indicação de como podemos ser cada vez melhores. O F2005 fez sua estréia em Mugello com Luca Badoer que correu 800 quilômetros sem ter enfrentado qualquer problema mais grave. Estou ansioso para pilotar nos testes depois do GP da Malásia (no próximo dia 20).

Pergunta – Individualmente, quais são suas perspectivas para esta temporada? Ao mesmo tempo em que Michael Schumacher tentará seu octacampeonato, você não desistiu de seu próprio sonho de ser campeão mundial. Você se sente mais preparado do que nunca desta vez? Por quê?

Barrichello – Minha perspectiva é obviamente sempre a mesma, a de ganhar o Mundial, já que eu acredito nas minhas possibilidades. Se eu não acreditasse em mim mesmo, eu não estaria aqui.

Pergunta – Falando do futuro, dentro e fora das pistas, quais são seus maiores sonhos e projetos?

Barrichello – Nas corridas, meu sonho é me tornar campeão mundial pela Ferrari, enquanto na minha vida particular é me dedicar à minha família (a mulher Silvana e o filho Eduardo).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo