O brasileiro Rubens Barrichello venceu ontem o Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone, e conquistou sua primeira vitória na termporada 2003, a sexta em sua carreira. A prova foi bastante conturbada, com duas intervenções do safety-car. Na primeira, na volta 5, um pedaço da carenagem da McLaren de David Coulthard se soltou e ficou no meio da pista.
Já a segunda aconteceu na volta 11, depois de que um fanático religioso invadiu a pista, exibindo um cartaz com os dizeres: “Leia a Bíblia”. Esse foi o momento chave da prova, quando nada menos que 14 pilotos entraram juntos nos boxes, provocando um enorme congestionamento. Alguns pilotos, como Michael Schumacher, tiveram que ficar parados esperando os mecânicos fazerem a troca e reabastecimento dos companheiros.
Somente os pilotos que haviam feito o rebastecimento na primeira entrada do Safety Car – além de Coulthard, pararam Cristiano da Matta e Olivier Panis, da Toyota, e Ralph Firman, da Jordan – permanceram na pista e conseguiram ganhar muitas posições. Da Matta, inclusive, assumiu a ponta e liderou uma prova da categoria pela primeira vez em sua carreira.
As posições se misturaram e isso proporcionou muitas brigas e ultrapassagens durante toda a prova. Para vencer, Barrichello tirou uma desvantagem de dez segundos em relação ao então líder Kimi Raikkonen e logo depois de seu segundo pit, ultrapassou o finlandês da Mclaren, depois de disputar algumas curvas roda a roda.
O colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, e o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, completaram o pódio inglês. O líder do mundial, Michael Schumacher, fez uma prova apagada e acabou apenas na quarta posição, mas que foi suficiente para mantê-lo no primeiro lugar do campeonato.