Nem a chuva forte que caiu sobre o Autódromo Internacional de Curitiba atrapalhou o piloto João Barion Neto, da Piquet Sports, que conquistou sua primeira vitória na Fórmula-3 Sul-Americana. A temporada foi aberta ontem, em Pinhais, e os pilotos Alberto Valério e Marcello Thomaz completaram o pódio da primeira corrida do ano.
Barion não escondia a alegria da primeira vitória, depois de três anos correndo na categoria. "A primeira vitória a gente nunca esquece. Até agora eu estava aprendendo mas, este ano, meu objetivo é disputar o título, mesmo porque, ano que vem, quero correr fora do Brasil. Tomara que esta seja a primeira de muitas vitórias", disse.
Dos 12 pilotos que largaram, apenas seis terminaram a prova. Zeca Cardoso, que largou em terceiro, queimou a largada, ultrapassando Barion e Thomaz. Na terceira volta, porém, ele foi punido com um drive thru (penalização que obriga o piloto a passar pelos boxes) por causa da falta. Assim, Barion voltou à liderança, com Thomaz em segundo.
Por causa da chuva forte, o safety car entrou na pista -na volta de número 21 – e tirou um pouco da emoção da disputa. A corrida seguiu em bandeira amarela e a direção da prova resolveu terminar a etapa com 24 voltas – três a menos do que o previsto – por medida de segurança. "Para quem gosta de automobilismo, colocar o safety car na pista tira um pouco da emoção. Mas foi a decisão mais correta. Faltavam três voltas para o final e ninguém iria trocar os pneus naquela altura", disse Barion.
Thomaz, que terminou a prova em terceiro, disse que não conseguiu manter a segunda colocação porque teve problemas no pneu dianteiro esquerdo, que rasgou. "Eu e a equipe iniciamos a primeira temporada e ainda temos muitos ajustes para fazer. Eu esperava conseguir o segundo lugar mas, quando vi o Valério se aproximar, resolvi não jogar duro e optei por garantir os pontos", disse.
"Foi uma corrida difícil, tive alguns problemas no meio da prova mas deu para contornar. Valeu o esforço da equipe e eu estou com muita vontade de vencer", avisou Alberto Valério, que chegou em segundo.
Hoje, acontece a segunda etapa da Fórmula-3 Sul-Americana. Este ano, a categoria faz parte do Renault Speed Show by TIM. A largada da segunda etapa está marcada para as 10h40 da manhã. Ao meio-dia, também no Autódromo Internacional de Curitiba, acontece a largada da primeira etapa da Copa Renault Clio e, às 13h40, a largada da Fórmula Renault.
Resultado da primeira etapa da F-3:
1) João Barion (Piquet Sports), 24 voltas em 34m04s611, com média de 156,52 km/h
2) Alberto Valério (Cesário Fórmula), a 0s627
3) Marcello Thomaz (Full Time), a 1s240
4) André Nicastro (Prop Car), a 1s633
5) Pablo Perez (NasrCastroneves Racing), a 4s755
6) Diego Nunes (Bassani Racing), a 22s424
7) Marinho Moraes (Bassan Racing), a 1m23s933
8) Júlio Campos (Prop Car), a 4 voltas
9) Luiz Razia (Dragão Motorsport), a 5 voltas
10) Marcos Vilhena (Full Time), a 9 voltas
11) Zeca Cardoso (Piquet Sports), a 16 voltas
12) Gustavo Foizer (Casagrande Racing), a 21 voltas
Melhor Volta: João Barion:1m14s602, com média de 178,74 km/h