Barco Brasil 1 volta ao mar

Segunda acontece
a etapa port-in-race.

Cidade do Cabo – Após 19 dias passando por ajustes, o Brasil 1 volta à água hoje na Cidade do Cabo, na África do Sul. A tripulação comandada por Torben Grael se prepara para retomar a disputa da Volvo Ocean Race com a regata local do dia 26. A largada para a segunda etapa, até Melbourne, na Austrália, está marcada para uma semana depois, no dia 2 de janeiro.

A confiança entre os velejadores está alta. "Acho que podemos ir ainda melhor na próxima perna. Aprendemos bastante nessa viagem desde a Espanha e essa experiência será muito importante para as próximas etapas", diz o neozelandês Stuart Wilson.

O Brasil 1 terá 11.100 km até Melbourne, enfrentando os temidos Mares do Sul. Nessa região, os veleiros devem atingir as maiores velocidades da regata de volta ao mundo, com ventos fortíssimos, ondas gigantes e o perigo de se chocar contra icebergs. "Para falar a verdade, é por causa dos Mares do Sul que estou disputando essa regata. Serão condições fantásticas para velejar", afirma Torben Grael.

Os ajustes que a equipe de terra fez no veleiro durante duas semanas também agradaram. "O barco está bem preparado para as próximas etapas. Estamos reforçando as áreas que quebraram nos outros concorrentes para evitar os mesmos problemas", adianta Torben.

Natal em família

Os velejadores do Brasil 1 terão uma festa de natal conjunta. "Vamos reunir todos da equipe, família e amigos para comemorar. No dia 25 e no dia 1.º não vamos para água", afirma Torben.

Nos outros dias, porém, a rotina de treinamentos será intensa. O time terá dois novos tripulantes: o norueguês Knut Frostad e o navegador holandês Marcel van Triest. "O Knut é da equipe desde o início e velejou bastante conosco. O Marcel é o único realmente novo, mas nosso time é bem fácil de se entrosar, com o astral de todos", diz Torben. "O ambiente dessa equipe é um dos melhores que eu já vi", completa Frostad, veterano de três voltas ao mundo.

O Brasil 1 divide o segundo lugar na classificação geral da Volvo Ocean Race com o sueco Ericsson, com 10,5 pontos. O líder é o holandês ABN Amro One, com 11,5. O ABN Amro Two está em quarto lugar, com 9,5 pontos, seguido do australiano Sunergy and Friends (5,5), do norte-americano Piratas do Caribe (3,5) e do espanhol movistar (3,0 pontos).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo