O Barcelona deu um passo importante neste domingo para começar a temporada europeia com mais um título. Depois de conquistar o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões no primeiro semestre do ano, o clube catalão abriu vantagem no jogo de ida pela final da Supercopa da Espanha. Fora de casa, o Barça venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1.

continua após a publicidade

A Supercopa, que normalmente reúne os campeões do Espanhol e da Copa do Rei, competições conquistadas pelo Barcelona na temporada passada, está sendo uma reedição da última final da Copa do Rei. A primeira partida foi disputada no Estádio San Mamés, em Bilbao. Já o jogo da volta está marcado para o próximo domingo, no Camp Nou.

Para o primeiro jogo, o técnico Josep Guardiola não pôde contar com quatro jogadores considerados titulares. Iniesta, Rafa Márquez e o recém-contratado Ibrahimovic estavam lesionados, enquanto o argentino Lionel Messi foi poupado. Sem alguns de seus principais atletas, o Barça não fez um bom primeiro tempo e ainda sofreu o gol de Óscar de Marcos aos 44 minutos da etapa inicial.

No segundo tempo, o time catalão voltou melhor e foi em busca do empate, que não demorou a sair. Aos 13 minutos, Xavi Hernández pegou de primeira o cruzamento de Pedro e deixou tudo igual no placar. Dez minutos depois, foi a vez do próprio Pedro arriscar de fora da área e virar a partida em Bilbao. Até o fim do jogo, o brasileiro Daniel Alves ainda acertou a trave do Athletic.

continua após a publicidade